Biden parabeniza Netanyahu após vitória nas eleições de Israel
![Reuters/Ammar Awad/Direitos reservados Imagem de arquivo: o ex-primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu em Jerusalém.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, parabenizou nesta segunda-feira (7) o ex-primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu por sua vitória nas eleições e disse que Washington observará atentamente enquanto Netanyahu forma um governo, que provavelmente incluirá partidos religiosos e de extrema-direita.
A porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse que Biden "reafirmou a força da parceria bilateral e ressaltou seu apoio inabalável à segurança israelense".
"Continuaremos a monitorar de perto o processo de formação do governo", disse Karine.
Netanyahu, após a ligação telefônica com o presidente dos EUA, escreveu no Twitter que disse a Biden que eles podem "alcançar mais acordos de paz e lidar com a ameaça de agressão iraniana".
Israel, durante o mandato anterior de Netanyahu, normalizou os laços com os Emirados Árabes Unidos e o Bahrein com o apoio dos EUA.
A quinta eleição de Israel em menos de quatro anos confirmou o retorno de Netanyahu, agora sustentado por partidos ultranacionalistas e religiosos menores.
Seu bloco vitorioso inclui o parlamentar Itamar Ben-Gvir, um colono da Cisjordânia e ex-membro do Kach, um grupo militante judeu que está presente nas listas de terroristas israelenses e norte-americanas.
*É proibida a reprodução deste conteúdo
![Matthew Childs/Reuters/Proibida a Reprodução Londres. 06.07.2024 - Tenista Beatriz Haddad Maia do Brasil durante partida de tênis do torneio de Wimbledon. Foto: Matthew Childs/Reuters/Proibida a Reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reprodução Instagram/Luana Silva Luana Silva é primeira brasileira campeã do Mundial Júnior de surfe, em 18/01/2025](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Kevin Mohatt/Proibida reprodução Israeli Prime Minister Benjamin Netanyahu looks on as he addresses a joint meeting of Congress at the U.S. Capitol in Washington, U.S., July 24, 2024. Reuters/Kevin Mohatt/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)