Aeroporto é fechado na Sicília devido a nova erupção do Vulcão Etna

Ilha é um dos destinos preferidos dos turistas no verão

Publicado em 14/08/2023 - 06:45 Por RTP* - Roma

O aeroporto de Catânia, no leste da ilha italiana da Sicília, suspendeu nesta segunda-feira (14) todos os voos devido a uma nova erupção do vulcão Etna, anunciou a empresa de gestão aeroportuária Sac.

"Devido a uma erupção do Etna, todas as partidas e chegadas estão canceladas até as 13h" (hora local), informou a operadora.

Em publicação na rede social X (antigo Twitter), a Sac pediu aos passageiros que entrem em contato com a companhia aérea em que deveriam voar para mais informações.

O vulcão Etna, o mais ativo da Europa, entrou em erupção na madrugada de hoje, lançando uma nuvem de cinzas sobre a cidade de Catânia, que foi sendo dispersada pelos ventos.

O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) da Itália confirmou a atividade, que "se transformou numa fonte de lava" a escorrer para o sul da cratera do vulcão, a uma altitude de 2.800 metros.

O fechamento do aeroporto coincide com o início do período tradicional de férias, em 15 de agosto, data que na Itália é popularmente conhecida como "Ferragosto". A ilha da Sicília é um dos destinos preferidos dos italianos e estrangeiros no verão.

O aeroporto, situado a cerca de 60 quilômetros ao sul do vulcão, já tinha suspendido as operações de voo em meados de maio, também devido a uma erupção do Etna, que não deixou feridos.

O Monte Etna "tem uma história eruptiva muito longa, que se prolonga há mais de meio milhão de anos, mas só nos últimos 100 mil anos é que o vulcão assumiu a forma cônica que o caracteriza atualmente", diz o site do INGV.

De acordo com registros históricos, uma das erupções mais greves do Etna, localizado 3.324 metros acima do nível do mar, ocorreu em 1669 e deixou cerca de 20 mil mortos.

Em 2022, cerca de 10 milhões de passageiros passaram pelo Aeroporto Internacional Vincenzo Bellini, que serve à parte oriental da Sicília, um dos destinos turísticos mais populares da Itália.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.

Últimas notícias