Japão debate descarga no oceano de água tratada de Fukushima 1
![Kyodo/via REUTERS Vista aérea dos tanques de armazenamento de água da usina nuclear de Fukushima, no Japão.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![NHK](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/files/styles/269x0/public/logo_parceiros/nhk.jpg?itok=K23XXfuR)
O premiê do Japão, Kishida Fumio, pretende convocar uma reunião de ministros na próxima semana para debater o plano do governo de iniciar a descarga no oceano de água tratada e diluída proveniente da danificada usina nuclear Fukushima 1.
Ele declarou que também visitará a usina neste domingo (20) para inspecionar os preparativos para a descarga. O governo já iniciou os trabalhos para começar a descarga da água.
Diversas fontes informam que Kishida também está convocando para segunda-feira (21) uma reunião com altos funcionários da Federação Nacional de Associações Cooperativas de Pesca e da Federação de Associações Cooperativas de Pesca da Província de Fukushima.
Combustível nuclear
A chuva e a água subterrânea se misturam com a água usada para resfriar o combustível nuclear derretido na usina. A água acumulada é tratada para efetuar a remoção da maioria das substâncias radioativas, mas continua contendo trítio - elemento radioativo.
O governo japonês tenciona - antes de efetuar o descarte no mar - diluir a água tratada de modo a reduzir os níveis de trítio para cerca de um sétimo do estabelecido nas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a qualidade da água potável.
No mês passado, a Agência Internacional de Energia Atômica divulgou um relatório afirmando que o plano japonês de descarga da água tratada é consistente com as normas internacionais de segurança.
* É proibida a reprodução deste conteúdo
![Marcello Casal JrAgência Brasil Dinheiro](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Divulgaçāo Rio de Janeiro (RJ) - C BRCarbon inova na aplicação de LiDAR e drones em inventários florestais para projetos carbono florestal. Foto: Divulgaçāo](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Frame Reuters/Proibida reproduçao 26/09/2024 - Milhares de pessoas fogem do Líbano para a Síria
Frame Reuters/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)