Governo francês coloca país em alerta "alto" para gripe aviária
![Wikimedia/D. Gordon E. Robertson Rio de Janeiro (RJ) – Rio de Janeiro confirma terceiro caso de Gripe Aviária detectado na Ilha do Governador. As aves contaminadas são da espécie Thalasseus acuflavidus, conhecida como Trinta-réis-bando. Foto: Wikimedia/D. Gordon E. Robertson](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
A França elevou o nível de risco da gripe aviária de "moderado" para "alto" nesta terça-feira (5), após detecção de novos casos da doença, forçando as granjas a manter as aves em local fechado para conter a disseminação do vírus altamente contagioso.
A decisão, tomada pelo Ministério da Agricultura, foi publicada no Diário Oficial de hoje.
A influenza aviária, comumente conhecida como gripe aviária, levou ao abate de centenas de milhões de aves em todo o mundo nos últimos anos. Ela geralmente ataca durante o outono e o inverno e tem se espalhado em muitos países europeus nas últimas semanas, incluindo Alemanha, Holanda e Bélgica.
A França informou, na semana passada, que havia detectado um primeiro surto da doença em uma fazenda nesta temporada na Bretanha, no noroeste do país.
O nível de risco "alto" implica que todas as aves domésticas devem ser mantidas dentro das fazendas e que medidas adicionais de segurança devem ser tomadas para evitar a disseminação da doença.
Embora a gripe aviária seja inofensiva nos alimentos, sua disseminação é uma preocupação para os governos e para o setor avícola devido à devastação que pode causar nos rebanhos, à possibilidade de restrições comerciais e ao risco de transmissão humana.
Para combater a doença, a França lançou uma campanha de vacinação no início de outubro, inicialmente limitada aos patos, que podem facilmente transmitir o vírus sem apresentar sintomas.
*É proibida a reprodução deste conteúdo.
![REUTERS/Hatem Khaled/Proibida reprodução Palestinos fogem de Rafah em meio a operação militar de Israel
7/6/2024 REUTERS/Hatem Khaled](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Valter Campanato/Agência Brasil Brasília, (DF) – 10/02/2024 – Carnaval de rua, Galinho de Brasília. Foto Valter Campanato/Agência Brasil.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Carlos Barria Washington, EUA 31/01/2025 A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, na Casa Branca, em Washington, EUA, em 28 de janeiro de 2025. REUTERS/Carlos Barria](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)