Lula pede informações sobre Bolívia e defende democracia na região

Presidente boliviano denunciou mobilização irregular do Exército

Publicado em 26/06/2024 - 17:50 Por Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil  - Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu nesta quarta-feira (26) informações sobre a situação na Bolívia. Mais cedo, o presidente boliviano Luis Arce denunciou a "mobilização irregular" de unidades do Exército do país, o que aumenta o temor de um golpe de Estado. 

“Como eu sou um amante da democracia, eu quero que a democracia prevaleça na América Latina. Golpe nunca deu certo”, disse Lula, após evento de apresentação de novos ônibus escolares, em Brasília. 

Lula afirmou ter solicitado ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que entre em contato com as autoridades do país vizinho para ter certeza da situação.

“Fui informado agora e pedi para meu ministro entrar em contato para ter certeza. Não podemos ficar anunciando coisa que depois não acontece”, disse. 

STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barrroso, também comentou a tentativa de golpe de Estado na Bolívia. 

Após a a sessão de hoje, o ministro fez um breve comentário sobre a situação. "É triste que a América Latina não consiga superar os ciclos do atraso das intervenções militares", afirmou.

Edição: Carolina Pimentel

Últimas notícias