logo Agência Brasil
Internacional

Corpo de papa Francisco é sepultado na Basílica de Santa Maria Maior

Enterro ocorreu após missa de Exéquias na Basílica de São Pedro
Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil
Publicado em 26/04/2025 - 11:36
Brasília
U.S. President Donald Trump, first lady Melania Trump, France's President Emmanuel Macron and his wife Brigitte Macron watch as the coffin of Pope Francis is carried by pallbearers during his funeral Mass in St. Peter's Square at the Vatican, April 26, 2025. Reuters/Dylan Martinez/Proibido reprodução
© Reuters/Dylan Martinez/Proibido reprodução

O corpo do papa Francisco foi trasladado até a Basílica de Santa Maria Maior, onde foi sepultado às 13h30 (horário local) deste sábado (26), conforme pedido do pontífice. O enterro ocorreu após a missa de Exéquias na Basílica de São Pedro

De acordo com o Vaticano, cerca de 150 mil pessoas se posicionaram nas ruas de Roma para prestar homenagens, se despedir de Francisco e acompanhar a passagem do cortejo.

Às 13h, teve início o rito de sepultamento, presidido pelo cardeal camerlengo Kevin Farrell na presença de outros religiosos e também de membros da família de Francisco. Meia hora depois, a cerimônia foi encerrada.

“Papa Francisco agora repousa no nicho sepulcral na nave lateral, entre a Capela Sforza e a Capela Paulina, onde se encontra o ícone de Maria Salus Popoli Romani. Podemos ter a certeza de que os dois jamais se separarão”, destacou a Santa Sé, em nota.

O túmulo, por escolha do próprio papa, é simples – composto apenas pela inscrição “Franciscus” e uma cruz ao centro. Um detalhe, entretanto, dá caráter pessoal ao local: o túmulo foi construído com uma pedra extraída da região da Ligúria, na Itália, onde nasceu o bisavô do pontífice.