STF tem três votos para tornar réus mais 250 por atos golpistas
O Supremo Tribunal Federal (STF) registrou nesta quarta-feira (10) placar de 3 votos a 0 para tornar réus mais 250 envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. Nesta semana, a Corte julga o quarto grupo de investigados, totalizando 800 das 1,3 mil denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Até o momento, além do relator, ministro Alexandre de Moraes, também votaram pelo recebimento das denúncias os ministros Dias Toffoli e Rosa Weber.
O julgamento virtual foi iniciado à meia-noite de terça-feira (9) e será finalizado na segunda-feira (15). Na modalidade virtual, os ministros depositam os votos em um sistema eletrônico e não há deliberação presencial.
Se a maioria dos ministros aceitar as denúncias, os acusados passarão a responder a uma ação penal e se tornam réus no processo, podendo ser condenados ou absolvidos ao final da tramitação judicial do caso.
Os acusados respondem pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e incitação ao crime.
Até o momento, a Corte tornou réus 550 investigados.
![Fernando Frazão/Agência Brasil São Paulo (SP), 23/03/2023 - Passageiros optam por ônibus no Terminal Barra Funda, durante a greve dos metroviários em São Paulo que paralisa o Metrô. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rio de Paz/Divulgação Rio de Janeiro (RJ) 29/12/2024 - Vandalismo nas fotos de memorial
Foto: Rio de Paz/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal JrAgência Brasil Real](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Frazão/Agência Brasil Belém (PA) 13/12/2024 – Corredor de voo para aves marinhas no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Fauna, mantido pela Petrobras para a exploração na Margem Equatorial, que opera de prontidão para tratar animais em casos de acidentes. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Alessandra Cabral/CPB/Direitos Reservados GABRIEL ARAÚJO, Jogos Paralímpicos](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)