Ministro do STF suspende audiências da Operação Caixa de Pandora

Publicado em 29/09/2015 - 22:59 Por André Richter – Repórter da Agência Brasil - Brasília

O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão das audiências dos processos relacionados à Operação Caixa de Pandora, deflagrada em 2009, que investigou denúncias sobre um esquema de corrupção no governo do Distrito Federal, que ficou conhecido como mensalão do DEM.

O ministro determinou que as audiências marcadas pelo juiz da 7ª Vara Criminal do Distrito Federal, onde tramitam as acusações, sejam suspensas até que a defesa do ex-governador José Roberto Arruda tenha acesso ao depoimento de Durval Barbosa, um dos delatores do esquema de corrupção.

Os advogados de Arruda alegaram no Supremo que não foram disponibilizados os depoimentos que embasaram as acusações, fato que dificultava a atuação da defesa. De acordo com a decisão, as oitivas poderão ser retomadas após os advogados terem acesso aos documentos.

A descoberta do esquema de desvio de dinheiro público e pagamento de propina entre integrantes do Executivo e do Legislativo do Distrito Federal resultou na saída do então governador José Roberto Arruda e do vice-governador Paulo Octávio.

Em abril, a Justiça do Distrito Federal recebeu denúncia contra 19 acusados de envolvimento no suposto esquema de corrupção.

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias