logo Agência Brasil
Política

Moura e Guimarães assumem lideranças do governo e da minoria na Câmara

Iolando Lourenço - Repórter da Agência Brasil
Publicado em 18/05/2016 - 20:28
Brasília
Brasília - Plenário da Câmara durante votação de MP sobre renegociação de dívidas de produtores rurais e de caminhoneiros  (Wilson Dias/Agência Brasil)
© Wilson Dias/Agência Brasil

Brasília - Líder do Governo André Moura, no plenário da Câmara dos Deputados (Wilson Dias/Agência Brasil)

André Moura já começou a se reunir com lideranças da base aliada de TemerArquivo/Wilson Dias/Agência Brasil

A mudança de governo, com o afastamento da presidenta Dilma Rousseff e a assunção do vice-presidente Michel Temer ao cargo de presidente interino da República, provocou a alternância nas lideranças da Câmara. O deputado André Moura (PSC-SE) é o novo líder do governo Temer e o deputado José Guimarães (PT-CE) da minoria na Casa.

Antes do afastamento de Dilma do Planalto, Guimarães era o líder do governo. Agora ele vai liderar o bloco de oposição ao governo Temer. O PSDB, que comandava a liderança da minoria, tentou se manter no cargo. PT e PSDB travaram uma disputa para ver quem ficava com o cargo. Venceu o PT.

Pelas normas regimentais, a liderança da minoria deve ser ocupada pelo maior partido de oposição ao governo, ou seja, que expresse posição contrária à maioria da Casa.

Guimarães cobrou do presidente em exercício, deputado Giacobo (PR-PR), 2º vice-presidente da Câmara, que declarasse vaga a liderança da minoria, porque, com a nomeação de um líder da maioria, governo e minoria ficariam favoráveis ao presidente interino.

O deputado Giacobo anunciou hoje (18) ao plenário as indicações de Moura para líder do governo e de Guimarães para líder da minoria.

O novo líder do governo informou que conta com apoio de mais de 300 deputados e que seu nome foi indicado por 14 partidos. Segundo ele, o convite para exercer a liderança foi feito ontem (17) pelo presidente interino Michel Temer.

Deputado José Guimarães

José Guimarães cobrou do presidente que declarasse vaga a liderança da minoriaArquivo/Antônio Cruz/Agência Brasil

Moura acrescentou que, nesses seis anos como deputado federal, buscou um bom relacionamento com os deputados e que isso fez com que seu nome contasse com apoio da maioria da Câmara.

André Moura disse que, como líder do governo, seguirá a orientação do presidente Temer e trabalhará para aprovar matérias importantes para o país, além de contribuir para que a Câmara volte à normalidade.

O novo líer do governo informou que já se reuniu hoje com algumas lideranças partidárias da base do governo Temer e que vai continuar se reunindo com outros líderes para debater os temas de interesse do governo e do país.