Gilmar Mendes permite que ex-procurador fique em silêncio na CPMI da JBS
![Alex Lanza/MPMG Rio de Janeiro - O ex-procurador da República Marcello Miller presta depoimento na sede da Procuradoria Regional da República no Rio de Janeiro (Alex Lanza/MPMG)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rio de Janeiro - O ex-procurador da República Marcelo Miller presta depoimento na sede da Procuradoria Regional da República no Rio de Janeiro (Alex Lanza/MPMG)](/sites/default/files/atoms/image/marcelo_miller_fotoalex_lanza_mpmg.jpg)
O ex-procurador da República Marcello Miller poderá ficar em silêncio diante da comissão mista do Congresso
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes concedeu hoje (24) habeas corpus preventivo para que o ex-procurador da República Marcello Miller possa ficar em silêncio na reunião da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da JBS, marcada para o dia 29 de novembro.
Miller foi convocado para prestar depoimento sobre o período em que trabalhou no Ministério Público Federal (MPF) e auxiliou no fechamento do acordo de delação premiada do empresário Joesley Batista, um dos donos da empresa e do grupo J&F.
Com a decisão de Mendes, o ex-procurador não poderá ser preso durante o depoimento e poderá se recusar a responder aos questionamentos dos parlamentares, além de poder ser orientado por seus advogados.
Na gestão do ex-procurador Rodrigo Janot, Marcelo Miller foi acusado de atuar em favor da JBS durante o processo de assinatura de delação. Segundo Janot, documentos trocados entre Miller e integrantes do escritório que o contratou comprovariam o “jogo duplo” no caso.
A defesa do ex-procurador sustenta que ele “nunca atuou como intermediário entre o grupo J&F ou qualquer empresa e o procurador-geral da República Rodrigo Janot ou qualquer outro membro do Ministério Público Federal”.
![UFMG/Divulgação Brasília (DF), 05/12/2024 - Mapa mostra que o Brasil tem 95 milhões de hectares a espera de ações de restauração e pagamento por serviços ambientais. Foto: UFMG/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Agência Brasil](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![REUTERS/Annegret Hilse/Reprodução proibida. Síria- 08/12/2024 Pessoas comemoram, depois que os rebeldes sírios anunciaram que expulsaram Bashar al-Assad da Síria. REUTERS/Annegret Hilse/Reprodução proibida.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)