José Mucio é eleito presidente do Tribunal de Contas da União

Publicado em 06/12/2018 - 17:30 Por Luiza Damé - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O ministro José Mucio Monteiro foi eleito hoje (6) presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), por 8 votos a 1, em substituição a Raimundo Carreiro. Na mesma sessão, a ministra Ana Arraes foi escolhida vice-presidente, cargo que acumulará com a função de corregedora do TCU. A posse dos novos dirigentes do TCU está marcada para a próxima terça-feira (11).

Brasília –  O Tribunal de Contas da União aprovou o relatório do ministro José Múcio Monteiro, que analisa as contas da presidenta afastada Dilma Rousseff, referentes a 2015 (José Cruz/Agência Brasil)
O ministro José Múcio Monteiro presidirá o TCU a partir de 1º de janeiro - José Cruz/Arquivo/Agência Brasil

O mandato é de um ano, com possibilidade de reeleição, e começa a valer em 1º de janeiro de 2019. O TCU é o órgão de controle externo do governo federal, auxiliando o Congresso Nacional no acompanhamento da execução orçamentária e financeira do país.

O pernambucano José Mucio é ministro do TCU desde 2009 e, nos últimos dois anos, ocupa a vice-presidência e a corregedoria do tribunal. Engenheiro de formação, iniciou a carreira política em 1975, quando foi eleito vice-prefeito de Rio Formoso, em Pernambuco, município a 90 quilômetros da capital, Recife. 

Foi deputado federal por cinco legislaturas, tendo sido líder do PTB e do governo na Câmara dos Deputados. Entre 2007 e 2009, foi ministro das Relações Institucionais da Presidência da República (2007-2009).

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias