Aprenda como criar uma rádio web

Publicado em 11/02/2015 - 11:34 Por Apresentação Anderson Galvão e Ana Elisa Santana - Brasília

O programa Ponto Com Ponto Br, da Rádio Nacional de Brasília, deu dicas para quem quer criar sua própria rádio na Internet. Confira a entrevista na íntegra com o editor de tecnologia do Portal EBC, Leyberson Pedrosa, que explicou passo a passo para montar uma rádio web.


O primeiro passo, de acordo com o editor, é ter um projeto, traçar o que você quer fazer na rádio. Questões como será ao vivo, gravado, ou os dois. “Não adianta querer fazer algo que suas pernas não alcancem”, disse Pedrosa.


É importante também que a pessoa possua um computador, um microfone e um fone de ouvido. Na internet você terá que escolher o servidor de rádio web. “São esses sites/computadores que retransmitirão o seu programa para muitas pessoas. Tem servidor pago, gratuitos e aqueles considerados livres ou seja, que buscam promover o direito à comunicação.” O editor deu três dicas de sites e servidores voltados para projetos sociais e sem fins lucrativos: giss.tv, radiolivre.org e dissonante.org.


Nesses sites, existem tutoriais e indicações do programa que você vai instalar no seu computador para se conectar com esse servidor e transmitir os dados de áudio do seu microfone.


Feito isso, é a hora de transmitir seu programa, no horário definido e divulgar o link do player pelas redes sociais.

Últimas notícias
Educação

Governo quer prevenir e monitorar casos de violência em escolas

O governo federal está implementando um protocolo para prevenir, identificar e monitorar casos de violência em escolas.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: EUA anulam condenações de Harvey Weinstein

E no Haiti, Michel Patrick Boisvert assume conselho de transição governamental com a tarefa de recuperar a estabilidade do país. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Movimentos negros cobram ações reparatórias de Portugal por escravidão

Manifesto é uma resposta à declaração do presidente português, Marcelo Rebelo de Souza, que reconheceu a culpa do país pelos crimes de tráfico e escravidão no Brasil. Entre as recomendações, estão o estabelecimento de acordos de colaboração efetiva com o Brasil que promovam a reparação a partir de investimentos financeiros. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

"Nosso marco é ancestral": milhares de indígenas marcham em Brasília

Ato faz parte da programação do Acampamento Terra Livre, que está na 20ª edição. Articulação dos Povos Indígenas do Brasil cobra do governo federal mais efetividade na demarcação das terras.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

STF revalida demarcação da terra indígena Toldo Boa Vista, no Paraná

A demarcação tinha sido anulada pela Justiça Federal. Os indígenas alegaram que não foram citados no processo e conseguiram reverter a decisão. 

Baixar arquivo
Cultura

Show da Madonna em Copacabana deve receber 1,5 milhão de pessoas

Para receber essa multidão de fãs, a prefeitura do Rio de Janeiro e o governo do estado prepararam esquema especial de segurança e transporte. 

Baixar arquivo