Justiça suspende nomeação para o Museu Nacional de Belas Artes, no Rio

MPF considerou que indicação contraria critérios para cargo de direção

Publicado em 05/11/2020 - 20:27 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

A Justiça Federal suspendeu a nomeação, pelo Ministério do Turismo, de uma profissional para o cargo de chefia de divisão técnica do Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro

A decisão liminar atende pedido do Ministério Público Federal, que acionou a justiça por considerar que a nomeação da servidora contraria os critérios estabelecidos em Decreto, além de  determinações do Estatuto de Museus e da Regulamentação da Profissão de Museólogo. 

De acordo com a ação, a nomeada é formada em psicologia e tem licenciatura em português-francês. E sua experiência profissional teria sido em cargos de supervisora do Ministério de Educação, em escolas de nível superior e assessoramento ao diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal Fluminense.

Segundo o MPF, essas ocupações não tem nenhuma correlação com a administração de um Museu. Na liminar, o juízo da 26ª Vara Federal considerou que, apesar do argumento do Ministério do Turismo e da própria ré no sentido de que teria experiência na área por ter trabalhado, nos anos 70 e 80, em projetos educativos de visita na biblioteca do Museu Imperial em Petropólis, tais atividades têm viés educacional e não se assemelham às atribuições do cargo de direção.

Criado em 1937, o Museu Nacional de Belas Artes possui a maior e mais importante coleção de arte brasileira do século XIX, com um acervo de mais de 100 mil itens. Em 2009, o Museu foi incorporado pelo Instituto Brasileiro de Museus que é vinculado ao Ministério da Cultura.

Atualmente a Secretaria Especial de Cultura é vinculada ao Ministério do Turismo. Nós entramos em contato com o Ministério do Turismo, mas não recebemos retorno até o fechamento dessa reportagem

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Geral

Litoral nordestino tem previsão de chuva forte para esta quarta (25)

A área que representa maior risco começa em João Pessoa, segue por Recife e vai até o sul de Alagoas. Nessas regiões, a chuva pode ultrapassar 100 milímetros no acumulado do dia.

Baixar arquivo
Geral

Número de mortos em operação policial no Rio sobe para 25

Subiu para 25 o número de mortos em consequência da operação policial realizada nesta terça-feira na Vila Cruzeiro, no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Geral

Linha Amarela recebe blitz educativa com agentes da Operação Lei Seca

A ação, que ocorre no Rio de Janeiro, faz parte da campanha Maio Amarelo.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: homo e bissexuais são ao menos 1,9% da população brasileira

Quase 3 milhões de pessoas responderam pertencer a um desses dois quesitos em pesquisa inédita sobre orientação sexual. O número de cidadãos que preferiu não responder é maior: 3,6 milhões. Segundo pesquisadora, há possibilidade de subnotoficação.

Baixar arquivo
Economia

INSS paga segunda parcela do 13º de aposentados e pensionistas

Inicialmente, recebem a segunda cota do 13º aqueles que ganham um salário mínimo. Os que ganham acima disso recebem a partir do dia 1º até 7 de junho.

Baixar arquivo
Esportes

Vôlei de praia: oito duplas brasileiras estarão em etapa de Roma

Duda/Ana Patrícia, Bárbara Seixas/Carol Solberg, Rebeca/ Talita e Tatiana/Hegê, no feminino. No masculino, André Stein/George, Renato/Vitor, Alison/Guto e Bruno Schmidt/Saymon.

Baixar arquivo