Reforma do Museu do Ipiranga, em São Paulo, chega à última etapa

Publicado em 01/09/2021 - 19:04 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Reforma do Museu do Ipiranga, em São Paulo, chega à última etapa, mas só volta a abrir as portas daqui a um ano. Fechado ao público há oito anos, as obras de reforma e restauração do Museu do Ipiranga estão 70% concluídas.

A última etapa é a restauração do Jardim Francês, que cerca todo o palácio. O Museu é de 1892, mas o jardim foi inaugurado em 1909. Um projeto do paisagista belga Arsenio Puttemans, inspirado nos jardins franceses do século XVIII.

A previsão é de que o museu reabra ao público no ano que vem, em setembro, quando o Brasil comemora os 200 anos da independência.

Apesar dessa história ter começado 1821 com a expulsão dos portugueses de Pernambuco, na chamada Guerra da Independência, oficialmente, o marco da separação de Portugal é o Grito do Ipiranga, a declaração que teria sido feita pelo então príncipe regente Pedro I às margens do riacho do Ipiranga, onde hoje fica o museu.

O prédio foi fechado em agosto de 2013 por que a estruturava apresentava problemas sérios, como rachaduras, queda de reboco e até o rebaixamento do forro. Na época, o restauro foi estimado em 21 milhões de reais.  Mas só para retirada dos 450 mil itens que fazem parte do acervo foram necessários 5 anos de trabalho.

Segundo a USP, a Universidade de São Paulo, que é gestora do museu, o custo total vai ser 10 vezes maior, 210 milhões. Desse montante, 170 milhões foram doados por empresas privadas.

Mas, se o museu mais antigo da capital paulista continua fechado ao público, está mais fácil visitar o  Masp, o Museu de Arte de São Paulo. O museu, que ficou fechado nos momentos mais críticos da pandemia de coronavírus, voltou a abrir as portas em abril, mas com no máximo 25% da capacidade e com horário reduzido.

Essa semana, ele voltou a funcionar em horário regular e com 70% da capacidade de público. Mas as visitas ainda precisam ser agendadas para evitar aglomerações e,claro, o uso de máscaras é obrigatório. O Masp abre de terça a domingo, entre 10h e 20h. Às terças-feiras, a entrada é gratuita.

Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Política

TRE-RJ não se manifestou sobre pedido de cassação de Cláudio Castro

O pedido feito pela Procuradoria Regional Eleitoral, órgão do Ministério Público Eleitoral do estado, refere-se a abuso de poder político e econômico e irregularidades em folhas de pagamento da Fundação Ceperj e também da Uer. As acusações de ilícitos se referem ao ano de 2022.

Baixar arquivo
Esportes

Seleção de atletismo embarca para Mundial de Kobe nesta quinta

O Campeonato Mundial de atletismo paralímpico vai acontecer do dia 17 de maio até 25 de maio, no Japão.

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval de 2025 passa a ter 3 dias de desfiles na Marques de Sapucaí

O carnaval das grandes escolas de samba no Rio de Janeiro ganhará mais um dia, a partir de 2025. Os desfiles vão acontecer no domingo, na segunda e na terça-feira, com quatro agremiações em cada noite.

Baixar arquivo
Geral

Enchentes no RS deixam 430 mil sem energia elétrica

Aproximadamente 430 mil casas, apartamentos, lojas e outros imóveis permanecem sem luz no Rio Grande do Sul, afetadas pelas enchentes. Outras 150 mil já tiveram o serviço restabelecido.

Baixar arquivo
Geral

Prefeitura de Porto Alegre determina racionamento de água

A água distribuída pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos deve ser, exclusivamente, para consumo essencial.

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: Ringo Starr recebe título de Doutor Honoris Causa

No dia 7 de maio de 2022, o ex-baterista dos Beatles recebeu o título por ter se destacado na música.

Baixar arquivo