Enchentes no RS deixam 430 mil sem energia elétrica

Para evitar choque, religamento das linhas de transmissão será gradual

Publicado em 07/05/2024 - 08:48 Por Ana Lúcia Caldas - Brasília

Aproximadamente 430 mil casas, apartamentos, lojas e outros imóveis permanecem sem luz no Rio Grande do Sul, afetadas pelas enchentes. Outras 150 mil já tiveram o serviço restabelecido.

O governo estadual realizou, nessa segunda-feira, uma reunião virtual com o Ministério de Minas e Energia e a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, além de concessionárias e cooperativas de energia que atuam Estado. 

O encontro foi para atualizar a situação do abastecimento de energia elétrica, conhecer as dificuldades no restabelecimento, saber dos equipamentos emergenciais colocados em operação para agilizar o retorno e dialogar com as empresas para que priorizem os atendimentos de urgência, como dos hospitais.

A avaliação é de que a rapidez do restabelecimento dos serviços depende da liberação dos bloqueios em rodovias, muitas delas destruídas pela enchente. Muitas linhas de transmissão precisaram ser desligadas, preventivamente, devido ao risco de choque elétrico. 

E o restabelecimento deve ocorrer de forma gradual, pela necessidade de realizar a limpeza e os testes de rede, o que não é possível enquanto as áreas estiverem alagadas

Edição: Leila dos Santos / Patrícia Serrão

Últimas notícias
Geral

Governo autoriza a compra de 1 milhão de toneladas de arroz

Ao todo, R$ 7,2 bilhões foram liberados para a compra que será feita pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar através da Companhia Nacional de Abastecimento.

Baixar arquivo
Saúde

Rescisão unilateral: Senacon notifica 20 operadores de planos de saúde

O órgão pediu explicações depois de receber mais de 2 mil reclamações de clientes, que foram comunicados sobre o cancelamento repentino dos seus planos de saúde.

Baixar arquivo
Saúde

RS investiga mais de 800 casos suspeitos de leptospirose

Quatro mortes pela doença já foram confirmadas e outras quatro estão em análise.

Baixar arquivo
Geral

Base Aérea de Canoas vai receber voos comerciais a partir de segunda

Por semana, serão 12 voos da Latam, saindo de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo. A partir do próximo sábado, nove voos da Gol, de Guarulhos. 

Baixar arquivo
Geral

Dia Nacional da Adoção: Brasil tem 3.800 crianças à espera de um lar

Dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento apontam desequilíbrio entre pessoas que querem adotar e as crianças e jovens que sonham em ser adotados.

Baixar arquivo
Educação

Educação cibernética: especialista defende que escolas tratem do tema

A Educação cibernética para os cidadãos é fundamental para ajudar a enfrentar os crescentes ataques hackers no país, segundo o diretor de Cibersegurança da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Emilio Nakamura.

Baixar arquivo