Morte de Nelson Freire, aos 77, consterna o País

Publicado em 01/11/2021 - 17:59 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

A música perdeu nesta segunda-feira um dos maiores entre os maiores  pianista da história. Nelson Freire morreu na madrugada desta segunda-feira, aos 77 anos, em sua casa no Rio de Janeiro. Segundo amigos, ele foi vítima de complicações de uma queda que sofreu na rua há dois anos.  Velório de Nelson Freire acontece nesta terça-feira, no Theatro Municipal. E o enterro será no cemitério do Caju, às 17h.

Nas redes sociais, diversos artistas se manifestaram , como  pianista francês Philippe Cassard, que escreveu: "um gigante acaba de nos deixar. Um virtuoso com toque aveludado".

Ainda de acordo com Philippe, Freire era "gentil" e um "exemplo de integridade musical e profissional elevada ao ponto mais alto. 

Nascido no município mineiro de Boa Esperança, Nelson começou a tocar piano em casa, com apenas três anos de idade. Aos cinco, fez o primeiro recital e, aos 12, ficou em sétimo lugar em concurso internacional no Rio de Janeiro, quando executou o Concerto para Piano nº 5 , de Beethoven.  

Seu desempenho impressionou o júri e resultou em uma bolsa de estudos oferecida pelo então presidente Juscelino Kubitschek para estudar em Viena, na Áustria.  Em entrevista concedida à Rádio Mec em 2005, Nelson Freire falou dos primeiros esforços feitos em nome da música. Também relembrou das circunstâncias que resultaram na mudança da família para o Rio de Janeiro.

Em sua premiada carreira internacional, o pianista somou apresentações em mais de 70 países, tocando com prestigiadas orquestras e renomados maestros de todo o mundo. 
Foi o único brasileiro a ser incluído na Great pianists of the 20th century, coletânea de 100 volumes com gravações de 72 grandes pianistas do planeta.

E quem tem o privilégio de ver suas interpretações para obras de  Bach, Beethoven, Brahms, Chopin, Liszt, Mozart e Schumann entende o motivo de Nélson Freire ser aclamado por crítica e público nacionais e internacionais,

 

Edição: Vitória Rangel

Últimas notícias
Geral

Sobe para 83 o número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul

Subiu para 83 o número de mortes por causa das chuvas no Rio Grande do Sul. 

Mais de 850 mil pessoas foram afetadas pelas enchentes em 345 municípios, quase 70% do estado.

Cerca de 435 mil clientes estão sem luz e 884 mil sem água. 

Baixar arquivo
Geral

Prazo para emitir e regularizar o título termina na próxima quarta

No estado do Rio Grande do Sul, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, autorizou a prorrogação do prazo por mais 15 dias, devido à situação de calamidade pública provocada pelos temporais dos últimos dias.

Baixar arquivo
Esportes

Jogos de Paris: Brasil conquista vaga no revezamento 4x400 masculino

O revezamento formado por Lucas Carvalho, Lucas Villas, Hugo Miranda e Mateus Lima conseguiu uma das últimas vagas para os Jogos de Paris.

Baixar arquivo
Economia

Dia das Mães: compras na internet exigem cuidados extras

É importante observar alguns detalhes como o CNPJ da empresa e se ela oferece canais de contato, como endereço, telefone ou e-mail, além de salvar ou imprimir cada passo da compra. 

Baixar arquivo
Geral

Enchentes no RS: 78 mortes e mais de 840 mil afetados

Mais de 840 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul. É o maior desastre ambiental da história do estado. 341 municípios foram atingidos pelas chuvas.

Baixar arquivo