Merval Pereira é eleito presidente da Academia Brasileira de Letras

Publicado em 03/12/2021 - 13:19 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O jornalista e escritor Merval Pereira, de 72 anos, foi eleito presidente da Academia Brasileira de Letras, para o ano de 2022. Ele vai substituir o poeta, romancista e ensaísta Marco Lucchesi, que ocupa a presidência da casa desde 2018.

Merval Pereira tornou-se acadêmico em 2011, ao suceder na cadeira de número 33  o escritor e médico Moacyr Scliar, que morreu em fevereiro daquele ano. 

Também foram eleitos para a diretoria da ABL, em sessão híbrida nessa quinta-feira (2), Nélida Piñon, como de secretária-geral, Joaquim Falcão, primeiro-secretário, Celso Lafer, segundo-secretário e Evaldo Cabral de Mello, que vai assumir o cargo de tesoureiro. A nova presidência toma posse no próximo dia 9. A cerimônia, no entanto, só será realizada em março. 

Merval Pereira chega para presidir uma ABL renovada. Recentemente, a Academia adicionou quatro integrantes, eleitos para ocupar cadeiras do quadro efetivo da instituição centenária, sediada na capital fluminense. Os novos imortais são a atriz Fernanda Montenegro, o cantor e compositor Gilberto Gil, o médico Paulo Niemeyer Filho e o advogado José Paulo Cavalcanti.

Ouça também:

Fernanda Montenegro é eleita para a Academia Brasileira de Letras

Gilberto Gil é o novo imortal da Academia Brasileira de Letras

Médico e escritor Paulo Niemeyer Filho é eleito membro da ABL

José Paulo Cavalcanti é eleito para a Academia Brasileira de Letras

Edição: Vitória Elizabeth / Nathália Mendes

Últimas notícias
Meio Ambiente

Projeto brasileiro inédito desenvolve recife de corais em laboratório

A técnica pode ajudar a preservar os recifes de corais: aquelas estruturas rochosas e rígidas do mar produzidas pelo coral.

Baixar arquivo
Justiça

STF valida mais 21 acordos com envolvidos em atos antidemocráticos

Até agora, o Supremo Tribunal Federal já soma 102 acordos de não-persecução validados com pessoas que participaram dos atos no dia 8 de janeiro de 2023. 

Baixar arquivo
Geral

Espírito Santo tem 20 mil desalojados e 20 mortes por causa da chuva

Foram registradas inundações e ruas alagadas, com prejuízos para casas e comércios. Treze municípios do Espírito Santo tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: remédios caseiros podem colocar saúde em risco

A automedicação pode causar reações graves e, até mesmo, hemorragias. O Ministério da Saúde afirma não haver evidências científicas de que remédios caseiros contra a dengue funcionem. 

Baixar arquivo
Saúde

São Paulo já registra 139 mortes por dengue em 2024

Somente nessa terça (26), 24 pessoas morreram. Menos de 35% das crianças e adolescentes de 10 a 14 anos foram vacinados contra a doença no estado.

Baixar arquivo
Saúde

Dengue começa a desacelerar no Norte, Centro-Oeste e Sudeste

Conforme dados do Ministério da Saúde, Acre, Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso já chegaram ao pico da doença e começam a apresentar queda. 

Baixar arquivo