Rio de Janeiro celebra Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade

Publicado em 20/01/2022 - 17:51 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Vinte de janeiro é dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, e todos os caminhos levam os cariocas à Basílica, onde acontecem as principais celebrações da data. As homenagens ao santo católico começaram cedo, com a tradicional missa na Igreja dos Capuchinhos, na Tijuca, na zona norte, celebrada pelo Cardeal Arcebispo Dom Orani Tempesta.

Presente à cerimônia, o prefeito Eduardo Paes, ressaltou a importância da data e reforçou a mensagem de Dom Orani durante homilia sobre superação em momentos difíceis da vida.

À tarde, uma carreata saiu da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz, na zona oeste, em direção à Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, no centro da cidade. Onde, às cinco da tarde, foi celebrada missa em homenagem ao santo.

No dia de São Sebastião, cariocas e turistas ganharam um presente: além da limpeza da escultura de São Sebastião, local de fé e um dos pontos turísticos da cidade, o entorno do monumento, localizado na Praça Luís de Camões, na Glória, zona sul carioca, passou por ações de revitalização.

Segundo historiadores, Sebastião foi um soldado romano, martirizados por sua fé em Jesus.  Ele chegou a ser considerado um dos oficiais prediletos do Imperador Diocleciano, mas, denunciado por ser cristão, foi condenado à morte. Amarrado a um tronco, foi atingido por flechas, mas se salvou. Recuperado, apresentou-se novamente ao imperador, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos e recebeu nova sentença, por não renegar sua fé. Foi açoitado até a morte, em 20 de janeiro do ano 288 da Era Cristã.

Sebastião de Narbona também é padroeiro dos soldados, além de ser considerado protetor contra a fome, a peste e a guerra. Nas religiões de matriz africana, no Rio, ele é sincretizado no Orixá Oxóssi, senhor da caça e da fartura.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Eleições 2020

Barco com corpos à deriva é encontrado no litoral do Pará

O inquérito está sob a responsabilidade da Polícia Federal no Pará que enviou equipes para a região.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ministério da Saúde inicia Mês de Vacinação dos Povos Indígenas

O Ministério da Saúde inicia neste sábado, 13, o mês de vacinação dos povos indígenas. A proposta é intensificar a imunização em territórios indígenas, ampliando a cobertura vacinal, sobretudo em áreas de difícil acesso.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ministério dos Esportes condena atos de racismo a alunos do DF

O Ministério dos Esportes condenou, neste sábado, os ataques racistas sofridos por estudantes no Distrito Federal. Alunos foram chamados de “macaco”, “filho de empregada” e “pobrinho” durante uma partida de futebol de salão entre colégios de Brasília. O caso aconteceu em três de abril e veio à tona, nesta semana.

Baixar arquivo
Internacional

Lula visitará Colômbia para fortalecer laços comerciais

A Colômbia é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo garante amparo a gestantes em cargos públicos provisórios

Mulheres que trabalham na administração pública em cargo em comissão ou são contratadas por tempo determinado têm garantido o direito à licença-maternidade e à estabilidade provisória.

Baixar arquivo
Geral

Inmet alerta para risco de chuvas intensas pelo Brasil

A previsão é de acumulados de chuva variando entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia,

Baixar arquivo