Rio de Janeiro celebra Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade

Publicado em 20/01/2022 - 17:51 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Vinte de janeiro é dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, e todos os caminhos levam os cariocas à Basílica, onde acontecem as principais celebrações da data. As homenagens ao santo católico começaram cedo, com a tradicional missa na Igreja dos Capuchinhos, na Tijuca, na zona norte, celebrada pelo Cardeal Arcebispo Dom Orani Tempesta.

Presente à cerimônia, o prefeito Eduardo Paes, ressaltou a importância da data e reforçou a mensagem de Dom Orani durante homilia sobre superação em momentos difíceis da vida.

À tarde, uma carreata saiu da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz, na zona oeste, em direção à Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, no centro da cidade. Onde, às cinco da tarde, foi celebrada missa em homenagem ao santo.

No dia de São Sebastião, cariocas e turistas ganharam um presente: além da limpeza da escultura de São Sebastião, local de fé e um dos pontos turísticos da cidade, o entorno do monumento, localizado na Praça Luís de Camões, na Glória, zona sul carioca, passou por ações de revitalização.

Segundo historiadores, Sebastião foi um soldado romano, martirizados por sua fé em Jesus.  Ele chegou a ser considerado um dos oficiais prediletos do Imperador Diocleciano, mas, denunciado por ser cristão, foi condenado à morte. Amarrado a um tronco, foi atingido por flechas, mas se salvou. Recuperado, apresentou-se novamente ao imperador, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos e recebeu nova sentença, por não renegar sua fé. Foi açoitado até a morte, em 20 de janeiro do ano 288 da Era Cristã.

Sebastião de Narbona também é padroeiro dos soldados, além de ser considerado protetor contra a fome, a peste e a guerra. Nas religiões de matriz africana, no Rio, ele é sincretizado no Orixá Oxóssi, senhor da caça e da fartura.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Cultura

Pedra fundamental do Royal Albert Hall foi lançada há 155 anos

Embaixo da pedra fundamental, foi colocada uma “cápsula do tempo” com uma mensagem do primeiro-ministro e moedas de prata e ouro. O marco inaugural pode ser encontrado atualmente no auditório principal, no bloco K, fila 11, assento 87.

Baixar arquivo
Esportes

Rebeca Andrade é destaque do Troféu Brasil de ginástica artística

Rebeca já se classificou para as finais das barras assimétricas na competição que está acontecendo em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em comemoração aos 250 anos da cidade

Baixar arquivo
Cultura

Museu da Língua Portuguesa em SP tem programação especial nesta semana

Localizado em prédio histórico da Estação da Luz, no Centro de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa tem uma grande diferença em relação aos museus tradicionais: o acervo.

Baixar arquivo
Esportes

Há 15 anos, Romário balançava as redes pela milésima vez

O atacante, hoje senador da República pelo Rio de Janeiro, tinha então 41 anos de idade ao alcançar a mesma marca do Rei Pelé.

Baixar arquivo
Saúde

23 anos da venda de genéricos: saiba o que mudou nesse período

A iniciativa revolucionou o comércio de remédios, favoreceu o acesso a preços mais baixos, mas sem perder a qualidade, segurança e a eficácia dos produtos.

Baixar arquivo
Geral

Sudeste: confira a previsão do tempo para esta sexta (20)

Belo Horizonte, em Minas Gerais, tem céu claro, temperatura entre 7 e 21º C.

Baixar arquivo