Rio de Janeiro celebra Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade

Publicado em 20/01/2022 - 17:51 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Vinte de janeiro é dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, e todos os caminhos levam os cariocas à Basílica, onde acontecem as principais celebrações da data. As homenagens ao santo católico começaram cedo, com a tradicional missa na Igreja dos Capuchinhos, na Tijuca, na zona norte, celebrada pelo Cardeal Arcebispo Dom Orani Tempesta.

Presente à cerimônia, o prefeito Eduardo Paes, ressaltou a importância da data e reforçou a mensagem de Dom Orani durante homilia sobre superação em momentos difíceis da vida.

À tarde, uma carreata saiu da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz, na zona oeste, em direção à Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, no centro da cidade. Onde, às cinco da tarde, foi celebrada missa em homenagem ao santo.

No dia de São Sebastião, cariocas e turistas ganharam um presente: além da limpeza da escultura de São Sebastião, local de fé e um dos pontos turísticos da cidade, o entorno do monumento, localizado na Praça Luís de Camões, na Glória, zona sul carioca, passou por ações de revitalização.

Segundo historiadores, Sebastião foi um soldado romano, martirizados por sua fé em Jesus.  Ele chegou a ser considerado um dos oficiais prediletos do Imperador Diocleciano, mas, denunciado por ser cristão, foi condenado à morte. Amarrado a um tronco, foi atingido por flechas, mas se salvou. Recuperado, apresentou-se novamente ao imperador, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos e recebeu nova sentença, por não renegar sua fé. Foi açoitado até a morte, em 20 de janeiro do ano 288 da Era Cristã.

Sebastião de Narbona também é padroeiro dos soldados, além de ser considerado protetor contra a fome, a peste e a guerra. Nas religiões de matriz africana, no Rio, ele é sincretizado no Orixá Oxóssi, senhor da caça e da fartura.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo