Especial Semana de Arte Moderna de 22: o canibalismo dos brancos

Confira a terceira parte do especial da Rádio Nacional

Publicado em 16/02/2022 - 08:08 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Especial 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922

PARTE 3 – A antropofagia nativa e o canibalismo dos brancos 

“Só a antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente.”

“Tupy, or not tupy that is the question.”

“Queremos a revolução Carahiba. Maior que a revolução francesa.”

“Nunca fomos cathechisados: Fizemos foi carnaval.”

Esses são trechos do Manifesto Antropófago. O manifesto foi publicado por Oswald de Andrade na primeira edição da revista da Antropofagia, em 1928.

O texto remete aos rituais de guerras de tribos indígenas brasileiras que devoraram os adversários para assimilar o que havia de bom no inimigo.

Um convite para que os artistas brasileiros aproveitassem o que havia de bom na produção cultural europeia, para produzir uma arte de vanguarda genuinamente brasileira.

Mas o manifesto não foi uma unanimidade entre os modernistas. Mario de Andrade vê o ato com desconfiança. Quem conta é Luiz Armando Bagolin, do Instituto de Estudos Brasileiros da USP.

“Logo no início da antropofagia, o Mario já reage a essa possibilidade de você ter nesse Brasil tão diverso, se servir dele para uma utilização estética e, de novo, fazer uma arte branca, voltada para uma elite branca, para escandalizar a elite branca”, afirma.

Enquanto Oswald escreve o manifesto antropófago, Mario de Andrade lança o livro Macunaíma, considerado a obra mais importante do escritor.

Para criar esse herói que é uma antítese dos heróis clássicos ele teve como referência as anotações do etnólogo alemão Thedor Koch-Grûnberg, que esteve em 1913 na região da terra indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, onde vive o povo macuxi que tem em sua cosmologia uma divindade ligada ao poder de transformação, o Makunaimã.

Quase cem anos depois, foi um artista e pensador Macuxi, Jaider Esbell, que reconectou a história contada por Mario de Andrade com a de seu próprio povo.

“Eu digo que foi estratégia do Mukunaimã se jogar na capa desse livro dessa forma, como estratégia para continuar existindo, esperando enquanto seus netos e suas famílias acordassem, reagissem, se reorganizassem em relação à guerra e pudessem uma hora reivindicar isso tudo para fazer esse movimento que é devolver a ideia do Mucunaíma, do Makunáima para o Makunaimã. Quando chega na terra do Makunaimã quem estarão aí são os netos, que é a minha geração, que é o meu povo”, diz Jaider Esbell.

Jaider foi um dos principais nomes na 34ª Bienal de Arte de São Paulo em 2021, mas morreu no dia 2 de novembro de 2021, aos 42 anos. Ele falou sobre Makunaimã em julho do ano passado no Ateliê de Humanidades, um centro de pesquisas e formação colaborativo.

Mas, o diálogo entre a arte indígena contemporânea e os modernistas de um século atrás continua.

Durante um seminário no Instituto Moreira Sales, em São Paulo, o artista Denilson Baniwa, de Barcelos, no Amazonas, propôs um movimento de Re-Antropofagia. Uma de suas obras sintetiza a ideia. Na pintura a cabeça de Mario de Andrade aparece decepada dentro de um cesto indígena.

“É uma oferta a todos os artistas indígenas para que devorem o cérebro do Mario, do Oswald e dos modernistas, porque de lá pode sair algo muito incrível”, explica Denilson.

*Com sonorização de Messias Melo, locução da leitura de trechos do Manifesto Antropófago por Joana Cortes, da Rádio Nacional, e com a colaboração de Elaine Cruz, da Agência Brasil.

Especial 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922

PARTE 1: Refazendo o cenário: São Paulo e a Semana de 22

PARTE 2: Qual o tamanho da revolução?

PARTE 4: Antropofagia crítica africana

Edição: Leila Santos / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Educação

Número de professores concursados cai ao menor patamar, revela estudo

Em 2023, o número de docentes chegou a 321 mil nas redes estaduais. O recuo na comparação com 2013 foi de 36%. Enquanto isso, o número de profissionais temporários registrou uma alta de 55%, ultrapassando os 355 mil. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: banda Olodum completa 45 anos

História HojeMuito mais que um bloco carnavalesco, um verdadeiro movimento social e cultural. Fundado em 25 de abril de 1979, em Salvador, na Bahia, o Olodum cresceu e criou projetos de inclusão social. Com o alto som dos seus tambores, passou a dar voz às comunidades mais pobres através da música.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo