Cinema: Mazzaropi nasceu há 110 anos e sua obra se mantém atemporal
![TV Brasil Amácio Mazzaropi](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O Brasil, desde a década de 1950, abre as portas, as janelas, telonas e telinhas para o multiartista Amácio Mazzaropi. Neste sábado, 9 de abril, é dia de 110 anos de nascimento dele. Ainda hoje, sucesso de público e de crítica. Para a pesquisadora Soleni Fressato, da Universidade Federal da Bahia, o cineasta marcou a história da sétima arte no Brasil. Ouça no player acima a reportagem.
Clique aqui e confira na Agência Brasil a reportagem Mazzaropi, 110 anos: filmes celebram o riso e a "vitória" do caipira.
A professora escreveu o livro Caipira Sim, trouxa não. Ela explica que a identificação do Brasil com a personagem pode explicar o sucesso até hoje.
O pesquisador Claudio Marques, curador do Museu Mazaroppi, em Taubaté, no interior de São Paulo, entende que a obra do artista é atemporal.
Também está de alma lavada o universitário mineiro Derik Christian. O grupo que ele administra no Facebook tem mais de 440 mil integrantes. Um caso de profunda admiração por um artista que fala a língua e das coisas que o cercam.
Para lembrar de Mazzaropi, o museu na cidade de Taubaté tem uma programação especial de celebração com cinema, teatro e até gastronomia.
![REUTERS/Washington Alves/Proibida reprodução Os trabalhadores da montadora Fiat Chrysler Automobiles constroem um modelo Argo 2020, em meio à disseminação da doença por coronavírus (COVID-19), na fábrica de montagem em Betim](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 29/10/2024 - O secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, se reuniu com o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Victor dos Santos, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), pós episódios de violência na capital fluminense. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil Uso de câmeras acopladas aos uniformes de policiais militares do estado de São Paulo para registro das suas ações, implementada em 18 unidades, ajudou a reduzir violência policial,trazendo resultados emblemáticos.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Foto Reprodução/ Carlos Brandão/X Estreito-MA 23/12/20224 Governador do Maranhão em Estreito para averiguar a situação da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que desabou neste domingo. Foto Reprodução/ Carlos Brandão/X](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)