Exposição sobre Clarice Lispector chega ao Rio de Janeiro

Publicado em 20/05/2022 - 19:41 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Certamente são muitos os mistérios de Clarice Lispector. A escritora que é um dos cânones literários do Brasil, geralmente é caracterizada como impactante, profunda e, às vezes, até difícil de compreender. Mas três décadas depois de sua morte, seus livros continuam sendo reeditados e lidos e suas palavras seguem arrebatando antigos e novos leitores. Uma figura tão imponente e esfíngica merece todas as homenagens, releituras e retrospectos.

A mais recente exposição sobre a autora, Constelação Clarice, foi montada pelo Instituto Moreira Sales e depois de encantar visitantes paulistas, está desembarcando no Rio de Janeiro. O curador da mostra Eucanaã Ferraz explica que ela tem uma proposta muito singular e que procurou apresentar as linhas de força do trabalho de Clarice.

Desta forma, além de tecer uma rede que relaciona os textos de Clarice às produções artísticas visuais da época, a mostra oferece ao público a oportunidade de contemplar obras de nomes como Maria Martins, Lygia Clark, Letícia Parente, Djanira e Celeida Tostes, entre outras. A arquiteta responsável pelo projeto de exposição Isa Gebara explica que a organização dos espaços foi pensada para que o público se perca e encontre seu próprio percurso.

A exposição fica em cartaz até outubro, no belo casarão do Instituto Moreira Sales, que fica na Gávea, na Zona Sul do Rio. A entrada é de graça.

*Com trabalhos técnicos de Eduardo Monteiro

Edição: Nádia Faggiani / GT Passos

Últimas notícias
Economia

Mapa da FGV aponta que pobreza aumentou na pandemia de covid-19

O número de brasileiros que ganham menos de meio salário mínimo aumentou entre 2019 e 2021. De acordo com o documento, o número de novos pobres surgidos ao longo da pandemia de covid-19 chega a quase 30% da população. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa prorroga importação de imunoglobulina para tratamento de covid

O diretor da Agência, Alex Campos, relator da matéria, lembrou que ainda há desabastecimento de medicamentos e insumos básicos, entre eles a imunoglobulina.
 

Baixar arquivo
Economia

IBGE: desemprego cai para 9,8%; rendimento fica estável

A taxa de desemprego do país saiu da casa dos dois dígitos no trimestre encerrado em maio e chegou ao menor valor para este período desde 2015: 9,8%.

Baixar arquivo
Esportes

Desfalcado, São Paulo visita Universidad Católica pela Sul-Americana

 

Tricolor tem nove ausências por lesão e deve manter base do Brasileiro.

Baixar arquivo
Economia

Aneel realiza nesta quinta-feira (30) leilão de transmissão de energia

Estão sendo leiloados 13 lotes de investimentos com instalações situadas em 13 estados da Federação. 

Baixar arquivo
Esportes

Ana Marcela Cunha vai integrar Comitê de Atletas da Fina

Ela é a única representante do Brasil na categoria Águas abertas. O mandato será de 2022 a 2026. A eleição é bastante significativa por ter representantes dos seis continentes.

Baixar arquivo