Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Gaúcha

Publicado em 08/06/2022 - 11:10 Por Rádio MEC - Rio de Janeiro

Fundada em Porto Alegre no dia 8 de fevereiro de 1927, a Rádio Sociedade Gaúcha iniciou suas transmissões em 19 de novembro do mesmo ano.

Sob o prefixo P-R- A- Q , em estúdios instalados no Grande Hotel da praça da Alfândega, principal ponto de circulação da elite, e de políticos de passagem pela capital.

De caráter educativo e cultural,  “a voz dos pampas” contava então com 300 sócios, já habituados às transmissões que chegavam do Rio de Janeiro e de países latino-americanos vizinhos, e irradiava programação composta por concertos de música erudita e palestras de informação científica.

A solenidade de inauguração foi presidida pelo intendente da capital e a Orquestra de Câmara de Sotero Cosme, na qual Radamés Gnatalli atuava como segundo violino, foi contratada para abrilhantar a festa.

Um dos mais famosos apresentadores da rádio gaúcha foi o ator, cantor, cineasta e compositor Vitor Mateus Teixeira, o Teixeirinha.

Teixeirinha apresentava seu programa na Rádio Gaúcha junto com Mari Terezinha, conhecida como “a menina da gaita”,  com quem fazia dupla nos microfones e, também, na vida real.

Nas décadas anteriores, programas como  A Pensão da Fefeca, Artes e Travessuras,  e Os Serões de dona Generosa também alcançaram grande popularidade na emissora.

A Rádio Gaúcha realizou a primeira transmissão ao vivo de uma partida de futebol na região Sul,  entre o Grêmio e a seleção do Paraná,  em 1931.

O jogo aconteceu no antigo Estádio da Baixada, atual Parque Henrique Luís Roessler, e o placar cravou 3 gols para o Grêmio, contra apenas um do time paranaense.

No ano seguinte, a emissora irradiou, também pela primeira vez, a Festa da Uva, direto de Caxias do Sul.

O programa Teixeirinha Amanhece Cantando fez enorme sucesso na Rádio Gaúcha durante as décadas de 1970 e 1980, quando a máquina tricolor faturou o campeonato mundial  em Tóquio, contra o Hamburgo, da Alemanha.

Até hoje, a emissora é líder de audiência em jornalismo e esporte, na capital e região metropolitana de Porto Alegre.

Cem anos em 100 programas

100 anos rádio no Brasil
100 anos rádio no Brasil - Arte EBC

Até 7 de setembro, a Rádio MEC vai produzir e transmitir, diariamente, interprogramas com entrevistas e pesquisas de acervo sobre diversos aspectos históricos relacionados ao veículo.

A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes. Acompanhe na Radioagência.

Edição: Adriana Ribeiro / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Direitos Humanos

Feminicídio zero é tema de acordo entre escolas de samba e Embratur

Uma parceria inédita acaba de se formar para o enfrentamento da violência contra mulheres no Carnaval. Os principais objetivos são prevenir, além de feminicídios, tratamento que as coloquem em lugar de objeto.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil bate recorde de medalhas nas Paralimpíadas de Paris 2024

Dia histórico para o Brasil nas Paralimpíadas de Paris, na França. Neste 7 de setembro o país atingiu o maior número de medalhas em uma única edição dos jogos. O recorde era de 72 medalhas nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e Tóquio 2020. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Movimentos sociais realizam o 30º Grito dos Excluídos em Brasília

Um dos temas é o alerta ao desrespeito ao uso do Fundo Eleitoral para as candidaturas femininas negras, disse a pastora Val Moraes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Relatório do Cemaden alerta para estiagem severa no país

Um relatório divulgado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) revela um cenário preocupante de estiagem severa que atinge as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país.

Baixar arquivo
Geral

Desfile de 7 de setembro atrai milhares à Esplanada em Brasília

Milhares de pessoas encheram a Esplanada dos Ministérios para acompanhar o desfile de 7 de setembro, em comemoração aos 202 anos da independência do país. A expectativa da organização era de cerca de 30 mil pessoas.

Baixar arquivo
Internacional

Brasil contesta Venezuela e segue com custódia de embaixada argentina

Após o governo da Venezuela cancelar a autorização para a embaixada da Argentina, em Caracas, ter a custódia do Brasil, o Itamaraty informou que isso não pode ser feito de forma unilateral.

Baixar arquivo