Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Bandeirantes

Publicado em 07/07/2022 - 11:01 Por Rádio MEC - Rio de Janeiro

O empresário José Pires de Oliveira Dias, influenciado pelo maestro José Nicolini, fundou no dia 6 de maio de 1937, sob o prefixo P R H – 9, a Sociedade Bandeirante de Radiodifusão.

Inicialmente localizada na rua São Bento, centro de São Paulo, a rádio foi criada com uma programação voltada para música clássica.

Seus primeiros locutores foram, entre outros, Hélio Ribeiro, Tito Fleury e Joaquim Carlos Nobre.

Um ano depois, a emissora virou popular, com radioteatros, esporte, auditório e jornalismo. E no ano de 1945, ela foi comprada por Paulo Machado de Carvalho, dono da Rede de Emissoras Unidas, que tinha a Rádio Record como principal estação.

Na década de 1950, a Rádio Bandeirantes foi a primeira emissora do país a ter transmissão ininterrupta 24 horas por dia, como gostava de afirmar o fundador do grupo bandeirantes, João Saad.

Sempre inovadora, no ano de 1955 a emissora põe em prática um projeto comercial bem audacioso, o sistema RB-55, que da noite para o dia tira as marcas e anunciantes de dentro dos programas e cria blocos comerciais veiculados a cada 30 minutos.

Nessa época, o jornalista Osvaldo Moles, considerado o pai de Adoniran Barbosa no rádio, foi um dos importantes nomes na emissora.

Na Copa do Mundo de 1958, a Rádio Bandeirantes formou uma rede nacional com 400 emissoras afiliadas de todo o país. A cadeia Verde-Amarela Norte-Sul do Brasil transmitiu os jogos de maneira simultânea e atingiu o maior índice de audiência marcado na história da emissora.

Entre os anos de 1969 e 1983, a famosa dupla sertaneja Tonico e Tinoco comandou diversos programas na emissora.

O jornalismo alcança grande popularidade e a Rádio Bandeirantes investe cada vez mais em notícias para se tornar uma rádio 100% all news, ou seja, uma rádio só de notícias.

Durante anos, o informativo matinal e líder de audiência, O Trabuco foi comandado pelo radialista Vicente Leporace.

Na década de 1990, a emissora foi a primeira rádio a realizar transmissões via satélite. E em 2005 uma das primeiras a se tornar digital.

Atualmente a rádio integra a Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão, e tem a sua programação voltada para a informação, prestação de serviços e utilidade pública.

Cem anos em 100 programas

100 anos rádio no Brasil
100 anos rádio no Brasil - Arte EBC

Até 7 de setembro, a Rádio MEC vai produzir e transmitir, diariamente, interprogramas com entrevistas e pesquisas de acervo sobre diversos aspectos históricos relacionados ao veículo.

A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes. Acompanhe na Radioagência.

Edição: Adriana Ribeiro / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Justiça

No STF termina o julgamento da nova Lei de Improbidade Administrativa

O Supremo Tribunal Federal decidiu que a nova Lei de Improbidade Administrativa é válida para todos os processos em andamento. Inclusive aqueles abertos antes de ela entrar em vigor, em outubro do ano passado.

Baixar arquivo
Política

Candidatos à presidência fazem campanha em São Paulo e Minas Gerais

A Rádio Nacional acompanha as agendas dos cinco candidatos à Presidência da República mais bem posicionados na mais recente pesquisa de intenções de voto registrada no Tribunal Superior Eleitoral. E traz os detalhes em ordem alfabética.

Baixar arquivo
Geral

Anatel autoriza 5G no Rio, Palmas, Florianópolis e Vitória no dia 22/8

A Anatel autorizou, nesta quinta-feira, as operadoras de telefonia a ligarem o 5G no Rio de Janeiro, Palmas, Florianópolis e Vitória a partir da próxima segunda-feira, dia 22 de agosto.

Baixar arquivo
Esportes

Minas Quad vence Campeonato Brasileiro de Rugby de Cadeiras de Rodas

Além de definir a melhor equipe brasileira da temporada, os nomes dos atletas que vão disputar uma das 12 vagas na seleção brasileira para disputar o Mundial também foram escolhidos nessa quarta-feira.

Baixar arquivo
Geral

Cade condena empresas por cartel de gás de cozinha no Nordeste

As multas para as três empresas somam mais de R$ 640 milhões. De acordo com a condenação, divulgada nesta semana, 11 pessoas físicas também devem pagar multas que ultrapassam R$ 1,9 milhão.

Baixar arquivo
Política

TSE define ordem das propagandas eleitorais no rádio e na televisão

Horário eleitoral começa dia 26 de agosto. Quatro candidatos à presidência da República não foram incluídos no sorteio pelo TSE porque não atingiram a cláusula de barreira.

Baixar arquivo