No Rio, Feira de São Cristóvão completa 77 anos de cultura nordestina

Publicado em 02/09/2022 - 08:13 Por Lucas Coelho* - estagiário da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O pedaço mais nordestino do Rio de Janeiro completa 77 anos nesta sexta-feira. E é claro que não vai faltar comemoração.

O Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, a popular Feira de São Cristóvão, preparou uma  programação especial, que se estenderá por todo o mês de setembro, para celebrar mais um ano de história, mantendo viva a cultura dos imigrantes que desde tempos remotos chegavam ao bairro da zona norte cidade em busca de uma vida melhor.

O Diretor da Feira, Magno Pereira, explica que o carioca abraçou a cultura nordestina, mostrando o porquê de ser conhecido como povo acolhedor. Ele conta que o nordestino se sente em casa.

Natural da Bahia, Magno participa da Feira HÁ 14 anos no espaço e se sente muito honrado em fazer parte da história do local principalmente por poder manter a cultura do povo nordestino.

A feira é realizada num imenso pavilhão e se transformou em um dos símbolos da cidade do Rio. Os primeiros movimentos começaram em 1945, quando retirantes se reuniam no Campo de São Cristóvão  para ouvir música e saborear suas comidas regionais. Assim foi ao longo de 58 anos, até que o evento, já estruturado, ganhou o espaço que ocupa até hoje.

Em dezembro de 2008, a prefeitura do Rio declarou o Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas patrimônio cultural da cidade, a fim de preservar o espaço e as características regionais ali representadas. Em 2010, uma lei federal tornou a Feira patrimônio cultural imaterial do Brasil. Por lá passam, todos os meses, cerca de  300.000 pessoas, muitas delas turistas.

O espaço funciona de terça à quinta das dez da manhã às seis da tarde; sexta e sábado das dez da manhã às quatro da madrugada. Aos domingos, o horário de funcionamento vai de dez da manhã às  nove da noite. A entrada custa dez reais.

*Com supervisão de Vitória Elizabeth.

Edição: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo