![Tânia Rêgo/Agência Brasil Jardim e fachada do Museu Nacional recuperados após o quatro anos do incêndio. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apresenta um balanço das obras de reconstrução do Museu Nacional e a programação do bicentenãrio da independência.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Há quatro anos um incêndio de grandes proporções devastou 85% do valioso acervo do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, zona norte da cidade do Rio de Janeiro. O primeiro passo para sua reabertura foi dado nesta sexta-feira, com a entrega da fachada e do jardim frontal totalmente recuperados.
A cerimônia contou com a participação de representantes do Projeto Museu Nacional Vive e do BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, que está investindo 50 milhões de reais em infraestrutura para a revitalização completa do palácio histórico. A previsão é reabrir totalmente o Museu ao público em 2027.
O diretor Alexander Kellner fez uma avaliação do trabalho desenvolvido até agora, como o desejo de ser um museu de história natural e antropologia inovador e sustentável.
Entre os destaques da reforma do Museu Nacional, estão a impermeabilização da cobertura e restauração de 30 esculturas centenárias de mármore de carrara, que simbolizam as diversas áreas do conhecimento. As réplicas das estátuas já estão na cobertura do palácio. As esculturas originais passam a integrar o acervo e vão poder ser apreciadas de perto pelos visitantes.
Sobre a recomposição do acervo, Kelner declarou que, até o momento, o Museu Nacional reuniu mil exemplares para exposição, 10 por cento da meta. Também está sendo definido um projeto de emergência para o caso de novas tragédias, como o incêndio da noite de 2 de setembro de 2018.Foram gastos 23 milhões de reais na reforma da fachada, em amarelo ocre e verde nas portas, mesmas cores usadas durante o Império.
Além do balanço das obras, foi divulgada programação relacionada às comemorações do Bicentenário da Independência, que se inicia neste sábado e vai até o próximo dia 11.
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Secretaria de Comunicação Social/Divulgação Brasília (DF) 21/12/2024 - Conheça a identidade visual do BRICS Brasil: árvore amazônica traduz objetivos do grupo.
Foto: Secretaria de Comunicação Social/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Meta/Divulgação Brasília (DF), 08/01/2025 - Logo da empresa Meta. Facebook, Messenger, Instagram, Whatsapp. Foto: Meta/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Hatem Khaled/Proibida reprodução Palestinians react to news on a ceasefire deal with Israel, in Khan Younis in the southern Gaza Strip, January 15, 2025. Reuters/Hatem Khaled/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 20/09/2024 - Olhos de criança. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)