Três escolas de samba do Rio já definiram enredos para Carnaval 2023

Publicado em 10/10/2022 - 12:45 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Três escolas do grupo especial do carnaval carioca já definiram os sambas-enredo que vão embalar os desfiles do ano que vem. As disputas voltaram a ser presenciais, depois de dois anos, e empolgaram as comunidades nas quadras. O primeiro samba vencedor anunciado foi o da Paraíso do Tuiuti, na sexta-feira (07).

A escola de São Cristóvão tenta espantar o fantasma do rebaixamento, já que ficou em penúltimo lugar este ano e vai levar para a avenida o enredo Moncangueiro da Cara Preta que homenageia a Ilha de Marajó no Pará. O samba escolhido foi Meu Tuiuti não tem medo de careta é uma composição de Claudio Russo, Moacyr Luz, Gustavo Clarão, Júlio Alves, Alessandro Falcão, Pier Ubertini e W. Correia.

No sábado, foi a vez da Estação Primeira de Mangueira coroar seu samba vencedor. Este ano, a verde e rosa escorregou por pouco para fora do desfile das campeãs e agora tenta voltar para as cabeças com o enredo As Áfricas que a Bahia canta, que vai destacar o protagonismo feminino e a luta pelo fortalecimento da identidade afro-brasileira, a partir da música e do carnaval na Bahia. E a canção que vai animar essa festa foi composta por Lequinho, Júnior Fionda, Gabriel Machado, Guilherme Sá e Paulinho Bandolim

O fim de semana terminou com a definição da Vila Isabel no domingo.No ano que vem, a escola de Noel e Martinho vai falar de diversidade religiosa, defendendo que os diferentes deuses fazem parte da história de uma só humanidade, que trilha caminhos diferentes em busca da felicidade. O samba vencedor para o enredo Nessa Festa eu Levo Fé foi, escrito por Dinny da Vila, Kleber Cassiano, Mano 10, Doc Santana e Marcos

As competições continuam fervendo nas escolas. A próxima final será a do Salgueiro, nesta terça-feira, dia 11. Em seguida, dos dias 14 a 17 serão anunciados os vencedores da Portela, Império Serrano, Viradouro e Imperatriz Leopoldinense. E dos dias 20 a 23, as últimas agremiações revelam seus sambas,nesta ordem: Beija-Flor, Grande Rio, Unidos da Tijuca e por fim Mocidade Independente de Padre Miguel.

Edição: Ana Lucia Caldas / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo