Exposição Essa Nossa Canção mostra diversidade da música brasileira

Publicado em 14/07/2023 - 12:41 Por Joana Côrtes - Repórter Rádio Nacional - São Paulo

O Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, abre nesta sexta-feira (14), sua nova exposição temporária chamada Essa Nossa Canção. Quem visitar a mostra vai poder mergulhar no elo profundo entre a língua e a canção brasileira.

Vai poder também ouvir, à capela, Gilberto Gil e Tom Zé cantando Asa Branca, a cantora baiana Xênia França entoando Garota de Ipanema, o músico pernambucano Johnny Hooker em interpretação inédita de Conceição - o grande sucesso de Cauby Peixoto – e Juçara Marçal a cantar Sinal Fechado, um clássico composto por Paulinho da Viola, em 1969, em plena ditadura militar. 

Em entrevista exclusiva para a Rádio Nacional em São Paulo, os curadores Isa Grinspum Ferraz e Carlos Nader explicaram que um dos objetivos da exposição é reafirmar a força da diversidade brasileira através da canção.

Da bossa nova ao sertanejo, do rock ao samba, do funk ao axé, do chorinho ao forró, um mapa afetivo musical e identitário vai sendo desenhado ao longo de quem caminhar pelos cinco ambientes montados especialmente para a mostra, no primeiro andar do Museu da Língua Portuguesa, como destaca a curadora Isa Grinspum. 

A exposição também traz uma linha do tempo com vitrola, disco de 78 rpm, fitas K7 e iPods, para a criançada que está de férias conhecer de perto como eram os aparelhos de reprodução de música que evoluíram com a língua cantada no país. 

Na última sala da exposição, os visitantes encontram reproduções dos manuscritos de canções de nomes como a cantora sertaneja Marília Mendonça, o rapper Mano Brown e o sambista Cartola. Cada papel escrito mostra o passo a passo, entre rabiscos versos e escolhas, do que é preciso para compor e tornar uma canção inesquecível. 

Essa Nossa Canção fica em cartaz até março de 2024. O Museu da Língua Portuguesa funciona de terça a domingo, das 9h às 18h. Aos sábados, a entrada é gratuita. A venda de ingressos é feita na bilheteria física ou pela internet.

Mais informações no site museudalinguaportuguesa.org.br

Edição: Sheily Noleto / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Pesquisadores buscam novos fármacos no tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo
Saúde

Aumenta o número de casos de bronquiolite no Rio de Janeiro

A bronquiolite é uma condição clínica causada pela inflamação dos bronquíolos e das vias aéreas inferiores que levam oxigênio para os pulmões.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Acampamento Terra Livre completa 20 anos e exige demarcação de terras

O foco da programação deste ano é a reafirmação da luta indígena contra a lei do marco temporal. Além disso, há uma crítica quanto à demora na demarcação de novas terras. A expectativa era que o governo demarcasse 14 áreas, nos primeiros 100 dias de gestão. Mas, em um ano e quatro meses, foram apenas dez.

Baixar arquivo
Geral

Abono anual do INSS começa a ser pago a beneficiários

O INSS começa a pagar, nesta semana, o abono anual aos beneficiários da Previdência Social. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Brasil registra recorde de conflitos no campo, mas assassinatos caem

Relatório da Comissão Pastoral da Terra com os dados de 2023 foi divulgado hoje (22) e mostra que 60% dos conflitos são causados por empresários, fazendeiros e grileiros. A omissão do estado contribuiu com 22% das violências ocorridas.  

Baixar arquivo
Geral

Empresa eólica é condenada a pagar indenização a morador do RN

Empresa dona de parque eólico no interior do Rio Grande do Norte é condenada a pagar indenização de R$ 50 mil por danos morais para um morador da região de Serra de Santana, a cerca de 200 km da capital do Estado, Natal.

Baixar arquivo