Exposição reconta história da Rádio MEC

Publicado em 16/08/2023 - 08:08 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Áudios, fotos, objetos, roteiros de programas, cartas de ouvintes, um programa infantil para matar a curiosidade de crianças, outro dedicado ao feminismo e até a visita do físico Albert Einstein aos estúdios. 

Registros históricos que estão na mostra Rádio Sociedade, 100 anos de Rádio no Brasil, inaugurada nessa terça-feira (15), na Casa da Ciência, no Rio de Janeiro.  

A primeira rádio do país foi criada depois de apenas três anos da primeira rádio do mundo, graças a visão do cientista, educador e antropólogo Edgard Roquette-Pinto, junto com seus colegas da Academia Brasileira de Ciências, ele viu o potencial do uso dessa grande novidade para a divulgação científica, como destaca uma das curadoras da mostra a pesquisadora da Fiocruz, Luiza Massarani.  

Também curador da mostra, o professor de física da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ildeu Moreira, destaca que além do pioneirismo na difusão da ciência, a Sociedade do Rio de Janeiro, também inovou em muitas outras áreas. 

Depois de 13 anos no ar, a Rádio Sociedade foi doada ao governo federal e sua história foi continuada a partir da Rádio Ministério da Educação, a Rádio MEC, um dos veículos da Empresa Brasil de Comunicação. Na avaliação do gerente executivo de Rádios da EBC, Thiago Regotto, a MEC não apenas herdou o valioso acervo da Rádio Sociedade, mas também carrega seu legado até hoje. 

A exposição conta com algumas regravações do conteúdo de programas que foram ao ar na Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. O jornalista e escritor Ruy Castro emprestou sua voz para recriar o áudio do pai da radiodifusão, Edgar Roquete-Pinto, em um noticiário da época. 

A mostra Radio Sociedade: 100 anos de Rádio no Brasil é uma parceria da Rádio MEC, Casa da Cultura da UFRJ e Casa de Oswaldo Cruz, da Fiocruz.  

A exposição fica em cartaz até o dia 8 de outubro, com visitação gratuita de terça a domingo, na Casa da Ciência, no bairro de Botafogo, zona sul do Rio. 

Últimas notícias
Segurança

Treino antiterrorismo no Cristo Redentor para o G20

O Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado e um dos principais cartões postais da cidade do Rio de Janeiro, amanheceu nesta segunda-feira com cerca de 40 agentes da Core, a Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil do estado.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Situação eleitoral deve ser regularizada até 8 de maio

Eleitores de todo o país têm até o dia 8 de maio para regularizar a situação eleitoral, solicitar a transferência de domicílio e atualizar dados cadastrais como a biometria.

Baixar arquivo
Educação

Professores e servidores de federais entram em greve

Nesse primeiro dia de greve está marcada uma audiência pública para debater as mobilizações e paralisações nas universidades e institutos federais na Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Pela Série A do Campeonato Brasileiro, neste domingo (14), o Athletico Paranaense ganhou do Cuiabá por 4 a 0. O Flamengo venceu o Atlético por 2 a 1. Corinthians e Atlético Mineiro ficaram no 0 a 0. O Vasco bateu o Grêmio 2 a 1. O Cruzeiro bateu o Botafogo por 3 a 2. E o Palmeiras venceu do Vitória por 1 a 0.

Baixar arquivo
Economia

Como deduzir o valor do Imposto de Renda fazendo doações?

Nem todas as pessoas sabem, mas é possível ajudar o próximo e, ainda, deduzir o valor devido na hora da declaração do Imposto de Renda. Quem realiza a declaração completa do IRPF 2024 pode optar por destinar uma porcentagem do imposto devido a doações.

Baixar arquivo
Geral

FAB está de prontidão para resgatar brasileiros em áreas de conflito

Após os ataques do Irã a Israel, o governo brasileiro informou que está pronto, caso necessário, para resgatar brasileiros na área de conflito. Em nota, a Força Aérea Brasileira afirma se manter em prontidão para atuar a qualquer hora e em qualquer local, assim que for acionada pelas autoridades.

Baixar arquivo