Grupo de trabalho vai regular fluxo de imigrantes entre estados

Publicado em 28/05/2015 - 14:58 Por Graziele Bezerra - Brasília

Representantes dos governos do Acre, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul criaram um grupo de trabalho que vai regular o fluxo migratório de haitianos entre os estados brasileiros.

 


As ações foram definidas nessa quarta-feira, na Secretaria Nacional de Justiça, em Brasília. A chefe da casa civil do Acre, Márcia Regina Pereira, destaca como será a articulação do grupo.

 

 

Sonora: Nós vamos fazer tudo em conjunto com os demais Estados no sentido de … lista de passageiros, quando sai...certeza dos estados que vão recepcionar esses imigrantes.

 


No início deste mês, o governo do Acre voltou a subsidiar as viagens dos imigrantes que buscam se alojar em estados do sul e do sudeste. Mas a chegada desavisada dos estrangeiros causou desconforto na relação entre os estados.

 

O governo de São Paulo, por exemplo, chegou a pedir a suspensão dessas viagens. O governo de Santa Catarina também reclamou.



Na reunião em Brasília a secretária da Assistência Social, Trabalho e Habitação do estado, Angela Albino, falou que a falta de informações sobre a chegada dos imigrantes dificulta a organização de ações de

acolhida a essas pessoas.


Em entrevista ao portal do governo, a Ângela Albino ressaltou que em Santa Catarina HÁ mercado de trabalho para esses imigrantes.

 


Sonora: a maioria deles já vem empregados e todos os dias no abrigo tem comparecido empregadores atrás de poder contratar essas pessoas. Nós já temos quase 2.500 haitianos e senegaleses vivendo no estado de Santa Catarina e trabalhando também no nosso estado. Não é uma situação nova. O que  foi novo foi eles terem vindo de forma organizada pelo estado do Acre.

 


Nesta sexta-feira mais um ônibus com imigrantes vindos do Acre devem chegar à capital catarinense, Florianópolis.

 

Últimas notícias
Geral

Senado cria comissão para acompanhar ações no RS

Segundo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a Comissão vai acompanhar as medidas do executivo estadual e federal e centralizar as iniciativas legislativass. Entre elas a viabilização de recursos para ajudar o governo do estado e prefeituras e a análise da suspensão da dívida do Rio Grande do Sul com a União.

Baixar arquivo
Geral

Defesa Civil: chuvas no Rio Grande do Sul já provocaram 85 mortes

Levantamento da Defesa Civil mostra que 1,4 milhão de pessoas foram afetadas ou estão desabrigadas ou desalojadas.

Baixar arquivo
Internacional

Hamas aceita proposta de cessar-fogo; Israel nega ter concordado

Já era início da noite em Gaza quando chegou a notícia de que o Hamas havia concordado com um cessar-fogo. Multidões foram às ruas comemorar em vários pontos, como em Rafah, no sul.

Baixar arquivo
Geral

Governo federal cria escritório de monitoramento no Rio Grande do Sul

O local em Porto Alegre vai centralizar as ações do apoio federal ao estado na recuperação dos danos causados pelas chuvas.

Baixar arquivo
Política

Lula assina projeto para agilizar ações de apoio ao Rio Grande do Sul

O projeto de decreto legislativo foi assinado na sala de situação, no Palácio do Planalto, e passará por aprovação do Congresso Nacional. 

Baixar arquivo
Geral

Inmet divulga alerta de “grande perigo”, com mais uma onda de calor

A onda de calor, que elevará temperaturas em até 5°C, vai afetar, sobretudo, os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

Baixar arquivo