Ações do Projeto Rondon vão atender 30 municípios de três estados

Publicado em 06/07/2015 - 16:58 Por Michelle Moreira - Brasília

Mais de seiscentos voluntários, entre estudantes de nível superior e professores, vão aproveitar as férias escolares de uma forma diferente. Eles foram selecionados para participar do projeto Rondon. O grupo representa 62 instituições de 11 estados do país.

 

Entre os dias 10 e 26 de julho, o projeto Rondon realiza a operação Bororos, em 15 municípios de Mato Grosso; já a operação “Itacaiúnas”, acontece em 11 cidades do Pará e quatro de Tocantins, no período de 17 de julho e três de agosto.

 

O Rondon tem o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e ampliar o bem-estar de comunidades com baixo IDH, Índice de Desenvolvimento Humano. A ação é uma iniciativa do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa; com a participação dos governos estaduais e municipais.

 

O diretor do departamento de ensino do Ministério da Defesa, general Valmir Schneider, explica como é realizado o projeto em cada município.

 

Sonora:"Nós levantamos as necessidades dos municípios, buscamos políticas públicas que muitas vezes já estão sendo praticadas no município, e os estudantes são colocados em contato com aqueles que chamamos de multiplicadores. São lideranças comunitárias que por meio de palestras, trabalhos práticos, são passados conhecimentos para estas lideranças para que posteriormente elas multipliquem este conhecimento dentro das comunidades".

 

Entre as atividades previstas estão palestras e oficinas sobre os mais variados assuntos.

 

O professor de Engenharia Florestal da UNB, Universidade de Brasília, Ricardo de Oliveira, que vai participar da Operação Itacaiúnas, fala sobre a importância do projeto para os alunos e para a comunidade.

 

Sonor: "É uma missão cidadã. Que nós possamos trocar experiências com estas pessoas. É ir lá, capacitar as pessoas. Formar multiplicadores das atividades. Mas que nós também possamos ser multiplicadores do conhecimento adquirido com a comunidade."

 

A estudante brasiliense Liz Cappi, da faculdade de Comunicação da UnB, diz que espera aprender muito com a experiência.

 

Sonora: "Desde o início as pessoas falam que a gente que no Rondon a gente mais aprende do que dá alguma coisa. A gente vai viver uma realidade diferente. A gente vai ter contato com uma comunidade que a gente não teria se não estivesse participando do projeto. Então a expectativa está bem alta por isso."

 

As operações do Projeto Rondon podem ser acompanhadas pelo site projetorondon.pagina-oficial.com.

Últimas notícias
Geral

Chuva no Rio Grande do Sul afeta cerca de 400 mil pessoas

De acordo com as informações da Defesa Civil, até o momento, 265 municípios já foram afetados pelos temporais e alagamentos.

Baixar arquivo
Geral

Ministra Esther Dweck explica o adiamento do Concurso Unificado

A nova data das provas ainda não foi definida. O exame seria neste próximo domingo (5). O concurso foi adiado em todo o país por causa do estado de calamidade pública provocado pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Estudo do Cemaden analisa combate a desastres naturais no Brasil

De acordo com a pesquisa, os municípios brasileiros precisam desenvolver planos de contingência com monitoramento eficiente e resposta rápida. Além da conscientização da população. 

Baixar arquivo
Cultura

Orla de Copacabana terá 18 torres de sonorização para show da Madonna

Palco que a cantora pop se apresentará tem 812 metros quadrados. Além disso, a estrutura conta com três passarelas que serão usadas pela cantora e seus dançarinos.

Baixar arquivo
Economia

Juros do cartão de crédito sobem em março e chegam a 421% ao ano

Março teve um aumento de quase 9,5% em relação ao mês anterior, o primeiro desde dezembro. Mesmo assim, em 12 meses, o juros do rotativo teve queda de 12%.

Baixar arquivo
Política

Lula e primeiro-ministro do Japão discutem agendas bilaterais

Após o encontro, o presidente voltou a prestar solidariedade ao povo gaúcho. Entre os assuntos tratados com o primeiro-ministro japonês, está a exportação de carne bovina, uma reivindicação antiga do Brasil.

Baixar arquivo