Jovens ligados a entidades estudantis e sindicais promoveram, em São Paulo, um protesto contra a redução da maioridade penal, nesta segunda-feira (14), dia em que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completou 25 anos.
Eles se reuniram na Praça da Sé, no centro da cidade, para um ato público promovido pela Frente Nacional contra a Redução da Maioridade Penal. O ato contou, também, com a participação de políticos, militantes de movimentos sociais e representantes de organizações não-governamentais.
Um deles foi o advogado Pedro Afonso do Instituto Alana, uma organização da sociedade civil em defesa da criança. Ele destacou a importância da manifestação.
Da Praça da Sé os participantes fizeram uma passeata por ruas da capital até a Avenida Paulista. O objetivo era chegar a uma praça da região, mas tiveram de encerrar a manifestação antes porque um grupo de pessoas com cabeças encobertas começou a lançar rojões pela avenida e pedras contra os vidros de algumas agências bancárias. Não houve confronto com a Polícia Militar, que acompanhou o protesto à distância.