Ministério Público denuncia INSS por não pagar benefício a menores indígenas

Publicado em 30/07/2016 - 07:00 Por Maíra Heinen - Brasília

O INSS, no Pará, tem recusado o pagamento do seguro-maternidade há algumas mulheres indígenas dos povos Munduruku e Sataré Mawé, nos municípios de Jacareacanga, Itaituba e Aveiro.


A afirmação é do Ministério Público do Federal (MPF), no estado, em ação protocolada na Justiça Federal. De acordo com o Ministério Público, o INSS adota o critério de idade, que veta o pagamento do benefício a menores de 16 anos.


Para o Ministério Público, o ordenamento jurídico brasileiro impede esta prática. A procuradora do MPF em Santarém, Janaína Andrade, afirma que a prática do INSS em relação às mulheres indígenas é antiga.

Últimas notícias
Economia

Entenda o que é desoneração da folha e para quê serve

A desoneração substitui a contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento de 17 setores por um percentual do faturamento.

Baixar arquivo
Política

UNICEF alerta para importância do voto de adolescentes de 16 e 17 anos

O prazo para tirar o título de eleitor termina na próxima quarta-feira (8). Segundo dados preliminares do Tribunal Superior Eleitoral, o Brasil reverteu a tendência de queda no cadastro eleitoral de adolescentes. 

Baixar arquivo
Geral

Ministros instalam escritório pra coordenar ações federais no RS

No local, serão concentradas as informações sobre o apoio da União ao estado após dos danos causados pelas fortes chuvas.

Baixar arquivo
Geral

Drones particulares atrapalham resgate aéreo no Rio Grande do Sul

Segundo a Defesa Civil, as pessoas estão subindo drones para captar imagens, o que coloca em risco a segurança dos voos usados para resgate.

Baixar arquivo
Cultura

É hoje! Relembre esquema para curtir o show da Madonna, em Copacabana

A previsão é que a diva pop suba ao palco às 21h45 e faça uma apresentação de duas horas. O evento, no entanto, deve começar às 19h com a apresentação de DJs, e terminar só na madrugada.

Baixar arquivo
Geral

#FiqueEsperto: Anatel lança campanha contra golpes digitais

A campanha divulga os cuidados que o consumidor deve tomar ao receber ligações com ofertas de produtos, ou mensagens de texto enviadas por números desconhecidos, por exemplo. 

Baixar arquivo