Senado aprova ações de assistência emergencial para atender imigrantes

Crise Humanitária

Publicado em 12/06/2018 - 20:51 Por Samanta do Carmo - Brasília

A medida provisória sobre ações de assistência emergencial para atender os venezuelanos que estão migrando em massa para Roraima foi aprovada nesta terça-feira no Senado e segue para sanção do presidente da República.

 

Embora tenha sido editada por causa da migração desordenada de cidadãos da Venezuela para Roraima, as ações poderão ser aplicadas em situações semelhantes, sempre que ocorrer migração em massa envolvendo brasileiros ou estrangeiros em condições vulneráveis e de crise humanitária.

 

A nova lei prevê que o acolhimento de migrantes garanta por exemplo, atendimento de saúde, formação e qualificação profissional e proteção aos direitos das mulheres, crianças e populações indígenas, além de toda a logística para que essas pessoas sejam levadas para outras regiões brasileiras, o que é chamado de interiorização.

 

Essa ações já estão em prática em Roraima desde fevereiro, quando a medida provisória foi publicada pelo Poder Executivo. Durante a discussão da proposta no Senado, o líder do governo, Romero Jucá, do MDB, afirmou que o presidente Michel Temer deve vetar o artigo que permite que os estados estabeleçam cotas para receber migrantes. Assuntos diferentes do tema da MP que foram incluídos no texto pelos parlamentares também devem ser vetados.

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de quinta e próximas partidas de futebol

Pelo Copa do Brasil, o Botafogo venceu o Vitória por 1 a 0, o São Paulo venceu Águia de Marabá por 3 a 1, o CRB bateu o Ceará por 1 a 0, o Goiás venceu o Cuiabá também por 1 a 0 e o Palmeiras venceu o Botafogo de Ribeirão Preto por 2 a 1.

Baixar arquivo
Economia

É preciso declarar ganhos como MEI no Imposto de Renda?

Saiba em que situações uma pessoa dona de um MEI deve fazer a declaração do Imposto de Renda. Material faz parte da série Tira-Dúvidas do IR 2024. 

Baixar arquivo
Cultura

Compositora paraibana Cátia de França completa 50 anos de carreira

Autora de sucessos como Coito das Araras e Kukukaya, Cátia de França vive no Rio de Janeiro, onde permanece criando músicas com sensibilidade, sabedoria e irreverência.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas no RS provocam 29 mortes; 60 pessoas estão desaparecidas

Por conta dos temporais, as aulas em mais de 2,3 mil escolas estaduais foram suspensas. Mais de 175 mil estudantes foram impactados. 

Baixar arquivo
Geral

Defesa Civil faz alertas e retira pessoas de áreas afetadas pela chuva

Elevação do Rio Caí faz Defesa Civil emitir alertas para os municípios de Porto Alegre, Guaíba, Eldorado do Sul, São Francisco de Paula, Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Vale Real.

Baixar arquivo
Geral

ANAC discute novas regras para transporte aéreo de animais

“Não é crível que um ser vivo tenha o mesmo tratamento que uma mala", diz advogada, que participou da audiência pública organizada pela agência, após a morte do cachorro Joca, no último dia 22. Até o dia 14 de maio, é possível enviar contribuições para novas regras de transporte de animais, que serão avaliadas pela equipe técnica.

Baixar arquivo