Compositora paraibana Cátia de França completa 50 anos de carreira

Publicado em 02/05/2024 - 21:30 Por Joana Côrtes - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Renascida das cinzas feito fênix com um coração tranquilo de menina. É assim que a compositora paraibana Cátia de França define a celebração dos seus 50 anos de carreira. A vitalidade e a capacidade criativa da cantora vem com o fôlego de quem, aos 77 anos, lança o sétimo disco da carreira.

Intitulado “No Rastro da Catarina”, o novo álbum tem 12 faixas com a experiência musical e a viola afiada dessa multiartista que atravessa o tempo. Em cada composição - sempre escrita à mão e a lápis – Cátia de França percorre sua própria história. Canta o regresso depois do apagamento, toca poemas de amor, faz música sobre os seus cabelos brancos.

Nascida em pleno Carnaval de Zé Pereira, em João Pessoa, em 1947, a filha de dona Adélia e de seu Sebastião cresceu ouvindo Nelson Gonçalves, Núbia Lafayette, Jorge Ben e Tim Maia. Em entrevista exclusiva para a Rádio Nacional, Cátia de França conta da alegria e da satisfação de celebrar 50 de carreira parindo um álbum de inéditas.

Com seis discos lançados entre 1979 e 2016, a cantora mantém forte influência sobre artistas de diversas gerações. Nos palcos dos quatro cantos do país, sua história de parcerias musicais se cruzam com a de Zé Ramalho, Dominguinhos, Sivuca, Elba Ramalho, Lulu Santos, Chico César e Bezerra da Silva.

De ouvido afiado, Cátia de França é também exímia multi-instrumentista: toca piano, violão, sanfona, flauta e percussão. É também feiticeira das palavras. Em 1979, no início da sua carreira, usou seu talento para musicar poemas do escritor pernambucano João Cabral de Melo Neto.

A artista conta de onde nasce a poética e a sonoridade múltipla das suas composições.

Autora de sucessos como Coito das Araras e Kukukaya, Cátia de França vive hoje em São Pedro da Serra, região serrana do Rio de Janeiro. Lá, ela permanece criando músicas com sensibilidade, sabedoria e irreverência.

Agora, ela segue em turnê com o show do novo álbum “No rastro da Catarina” por todo o país, celebrando com o público seu meio século de carreira na música brasileira.

 

Edição: Roberto Piza / Liliane Farias

Últimas notícias
Direitos Humanos

Viva Maria homenageia a economista Maria Conceição Tavares

A apresentadora Mara Régia destaca a dedicação à justiça social e sua influência marcante na economia brasileira.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Manifestantes realizam protesto contra PEC das Praias no Rio

A PEC das Praias, que estabelece novas diretrizes para a gestão dos terrenos de marinha, de propriedade da União, que ficam a 30 metros da faixa de areia, levou dezenas de pessoas à orla de Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro, nesse domingo.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta a expectativa de inflação e crescimento da economia

A previsão é que o IPCA, índice oficial de inflação, feche o ano a 3,90%.

Baixar arquivo
Geral

Palmares do Sul: 3 vereadores são investigados por desvio de doações

O presidente da Câmara Municipal, Sérgio Gil (PDT), confirmou nesse domingo, 9, à Agência Brasil, que os vereadores Filipe Lang (PT), Manoel Antunes (PL) e Polon de Oliveira (União Brasil), além do secretário municipal de Administração, Rodrigo Machado Martins, estão entre os investigados da Operação Desvio, do Ministério Público Estadual.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: há 20 anos morria Ray Charles

O cantor e pianista norte-americano morreu em 10 de junho de 2004.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação baixa entre gestantes eleva risco de doenças graves em bebês

O que você faria para evitar que o seu filho recém nascido pegasse uma doença que pode provocar dificuldade respiratória e até levar à morte? Ou uma outra doença que pode causar pneumonia?

Baixar arquivo