Supremo Tribunal Federal deve julgar nesta quarta ação que criminaliza a homofobia

Pauta

Publicado em 12/02/2019 - 14:33 Por Victor Ribeiro - Brasília

O plenário do Supremo Tribunal Federal pode decidir nesta semana se a homofobia e a transfobia devem ser criminalizadas.

 

Será um julgamento temático, de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade por omissão, movida pelo partido PPS; e de um Mandado de Injunção proposto pela Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros.


As duas ações são contra o Congresso Nacional, por considerarem que os parlamentares têm se omitido diante de ofensas, mortes e outras agressões motivadas pela orientação sexual ou pela identidade de gênero da vítima.


Inclusive quando a vítima não faz parte da comunidade LGBTQI+.

 

Em 2012, oito homens atacaram dois irmãos gêmeos que se abraçaram na cidade de Camaçari, na Bahia. Um dos gêmeos morreu e o outro teve afundamento da face.

 

O julgamento da criminalização da homofobia está previsto para quarta-feira (13), a partir das duas horas da tarde das 14h.


Para a mesma sessão plenária, está em pauta uma reclamação do policial legislativo Antônio Tavares dos Santos Neto.

 

Ele chegou a ser preso em 2016, durante a operação Métis, um desdobramento da Lava Jato que apurava se policiais legislativos prestavam serviço de contrainteligência para ajudar senadores investigados.


Na quinta-feira (14), o plenário retoma o julgamento da constitucionalidade de uma lei estadual de 1994 que incorporou servidores não concursados ao quadro funcional do Tribunal de Contas de Minas Gerais. Até agora, cinco ministros votaram. Todos avaliam que a lei contraria a Constituição de 1988.

 

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo