Cimi aponta morte de 20 crianças indígenas no AC este ano; Sesai investiga os casos

Terra Indígena

Publicado em 25/10/2019 - 12:56 Por Maíra Heinen - Brasília

Levantamento feito pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), na Terra Indígena Alto Rio Purus, no Acre, aponta a morte de 20 crianças com idades entre 1 mês e 11 anos. Os casos ocorreram entre janeiro e agosto deste ano, quando as vítimas apresentaram febre, vômito, cãibras e diarreia.

 

Cerca de 45 aldeias dos povos Huni Kui, Kaxinawá, Madja, Kulina e Jaminawa, em sua maioria, estão instaladas às margens do rio Purus.

 

De acordo com o conselho, os surtos de diarreia são periódicos e a causa é a falta de saneamento básico nas aldeias, como explica a integrante do Cimi, Rosenilda Padilha.

 

"As contaminações das águas. Eles bebem água do rio Purus e isso tem provocado diarreia e vômito nas crianças. Teve também casos de pessoas adultas que morreram de vômito e diarreia."

 

Em nota, a Sesai - Secretaria Especial de Saúde Indígena - informou que solicitou um levantamento detalhado da situação do Distrito Sanitário Alto Rio Purus, incluindo as condições de saneamento, para investigar os óbitos.

 

O órgão afirma que o Ministério da Saúde tem ciência das dificuldades locais para a execução de obras de saneamento básico ao longo dos anos e trabalha para solucionar os problemas.

 

A secretaria informa que está adotando as providências para intensificar as ações ao enfrentamento das causas evitáveis de mortalidade.

Últimas notícias
Geral

Chuva no Rio Grande do Sul afeta cerca de 400 mil pessoas

De acordo com as informações da Defesa Civil, até o momento, 265 municípios já foram afetados pelos temporais e alagamentos.

Baixar arquivo
Geral

Ministra Esther Dweck explica o adiamento do Concurso Unificado

A nova data das provas ainda não foi definida. O exame seria neste próximo domingo (5). O concurso foi adiado em todo o país por causa do estado de calamidade pública provocado pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Estudo do Cemaden analisa combate a desastres naturais no Brasil

De acordo com a pesquisa, os municípios brasileiros precisam desenvolver planos de contingência com monitoramento eficiente e resposta rápida. Além da conscientização da população. 

Baixar arquivo
Cultura

Orla de Copacabana terá 18 torres de sonorização para show da Madonna

Palco que a cantora pop se apresentará tem 812 metros quadrados. Além disso, a estrutura conta com três passarelas que serão usadas pela cantora e seus dançarinos.

Baixar arquivo
Economia

Juros do cartão de crédito sobem em março e chegam a 421% ao ano

Março teve um aumento de quase 9,5% em relação ao mês anterior, o primeiro desde dezembro. Mesmo assim, em 12 meses, o juros do rotativo teve queda de 12%.

Baixar arquivo
Política

Lula e primeiro-ministro do Japão discutem agendas bilaterais

Após o encontro, o presidente voltou a prestar solidariedade ao povo gaúcho. Entre os assuntos tratados com o primeiro-ministro japonês, está a exportação de carne bovina, uma reivindicação antiga do Brasil.

Baixar arquivo