Mutirão de cadastramento de indígenas Warao, no PA, atendeu 50 em 2 dias

Indígenas Warao

Publicado em 22/01/2020 - 18:54 Por Maíra Heinen - Brasília

Um mutirão de cadastramento e recadastramento realizado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) do Pará e Agência da ONU para Refugiados, busca garantir o acesso aos direitos básicos dos imigrantes venezuelanos, da etnia Warao. A Ação tem parceria com o Centro Universitário do Pará.

 

Já foram atendidos 50 imigrantes em dois dias de ação. Para a realização do mutirão, alunos do curso de direito participaram de uma capacitação para utilizarem a plataforma do Sisconare, recurso responsável pelo preenchimento da solicitação do protocolo de refúgio, promovido pelo Ministério da Justiça.

 

A maioria dos venezuelanos busca atualização do protocolo de refúgio e incluir os dependentes menores de idade no documento. O protocolo de refúgio é o documento que possibilita ao migrante o acesso aos direitos básicos, como benefícios sociais, e precisa ser renovado anualmente.

 

Mais de 650 migrantes indígenas e não indígenas já procuraram a Sejudh, desde 2017. A secretaria atua, especificamente, na articulação para a emissão do protocolo de refúgio, junto à Polícia Federal, expedição de CPF na Receita Federal e Carteira de Trabalho, junto à Superintendência Regional do Trabalho.

Últimas notícias
Cultura

Compositora paraibana Cátia de França completa 50 anos de carreira

Autora de sucessos como Coito das Araras e Kukukaya, Cátia de França vive no Rio de Janeiro, onde permanece criando músicas com sensibilidade, sabedoria e irreverência.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas no RS provocam 29 mortes; 60 pessoas estão desaparecidas

Por conta dos temporais, as aulas em mais de 2,3 mil escolas estaduais foram suspensas. Mais de 175 mil estudantes foram impactados. 

Baixar arquivo
Geral

Defesa Civil faz alertas e retira pessoas de áreas afetadas pela chuva

Elevação do Rio Caí faz Defesa Civil emitir alertas para os municípios de Porto Alegre, Guaíba, Eldorado do Sul, São Francisco de Paula, Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Vale Real.

Baixar arquivo
Geral

ANAC discute novas regras para transporte aéreo de animais

“Não é crível que um ser vivo tenha o mesmo tratamento que uma mala", diz advogada, que participou da audiência pública organizada pela agência, após a morte do cachorro Joca, no último dia 22. Até o dia 14 de maio, é possível enviar contribuições para novas regras de transporte de animais, que serão avaliadas pela equipe técnica.

Baixar arquivo
Economia

Querosene de aviação aumenta 2,8%

O aumento corresponde a R$ 0,11 por litro do combustível.

Baixar arquivo
Esportes

Copa do Brasil: Botafogo joga contra Vitória (BA) nesta quinta, às 19h

Em Belém, o Águia de Marabá recebe o São Paulo no estádio do Mangueirão, a partir das 19h30.

Baixar arquivo