MPF apura se RJ descumpriu decisão do STF sobre operações policiais

Publicado em 06/07/2021 - 16:06 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro instaurou inquérito para investigar se houve descumprimento da decisão do Supremo Tribunal Federal, que restringiu operações policiais a casos 'excepcionais' durante a pandemia. O órgão detalhou que procedimento, aberto nessa segunda-feira (05), está sob análise do procurador da República Eduardo Benones. 

Após receber a ordem de abertura, determinada pelo ministro do STF, Edson Fachin, na semana passada, o MPF distribuiu a competência ao Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial, que deverá coordenar os trabalhos.

A decisão do ministro, de forma cautelar, ocorreu no âmbito da ação de descumprimento de preceito fundamental, a chamada ADPF das favelas. Na mesma ordem, Fachin também atendeu a pedido dos representantes da ação e concedeu acesso às comunicações das operações policiais e relatórios finais das incursões.

O ministro, no entanto, fez ressalvas a casos em que haja informações de inteligência exclusivas, que não digam respeito ao governo fluminense nem ao Ministério Público do Rio de Janeiro.

No mês passado, a liminar do Supremo que limitou as incursões policiais no Rio completou um ano. Uma das motivações para a decisão foi a morte da menina Ágatha Vitória Félix, de 8 anos, na comunidade da Fazendinha, Complexo do Alemão, no dia 20 de setembro de 2019. Com isso, as operações permanecem restritas a situações excepcionais, mesmo assim com justificativa por escrito ao MPRJ, órgão responsável pelo controle externo da atividade policial. 

Edição: Leila Santos / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo