Campanha promove ações de combate à violência contra as mulheres

Publicado em 18/08/2021 - 19:06 Por Larissa Lousrhania*, reportagem Dayane Vitor - Brasilia

Durante um mês, de 20 de agosto até 20 de setembro, a operação Maria da Penha, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com apoio das Secretarias de Segurança Pública dos estados e Distrito Federal, vai promover uma série de ações em todo o Brasil para combater a violência contra as mulheres.

Um dos itens da campanha será o aprimoramento do atendimento rápido da Polícia Militar em todo o Brasil, a partir do disque 190. Os policiais vão receber capacitação para ajudar as vítimas de violência. Também vai ocorrer a expansão das patrulhas Maria da Penha para as cidades do interior do país, permitindo que os policiais militares façam visitas regulares às mulheres que já foram vítimas de violência nesses locais.

Com a ajuda do Conselho Nacional do Ministério Público, uma força-tarefa vai verificar as citações e intimações de agressores que ainda não foram cumpridas.

Também haverá uma campanha publicitária para reforçar a importância de se denunciar as agressões contra mulheres.

Na cerimônia de lançamento da operação, o ministro da Justiça Anderson Torres garantiu que a ideia do governo federal é combater vários tipos de violência. A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, assegurou que a operação Maria da Penha vai entrar para a história.

A operação ainda vai contar com a coleta e análise de dados para aprimorar os serviços de atendimento às mulheres vítimas de violência em todo o Brasil.

Além das secretarias de segurança, participam da iniciativa o Conselho Nacional dos Comandantes Gerais das Polícias Militares do Brasil; do Conselho Nacional de Justiça  e do Conselho Nacional do Ministério Público .

* Supervisão de Roberto Piza

Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo