Código com leis que defendem as mulheres é lançado em São Paulo

Publicado em 25/10/2021 - 19:39 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Foi lançado nessa segunda-feira o "Código Paulista de Defesa da Mulher". A lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado e sancionada pelo governador João Dória, no último dia 15, reúne todas as leis que tratam de direitos das mulheres, desde datas comemorativas até políticas habitacionais.

São 165 artigos divididos em 7 capítulos. 13 seções são específicas sobre o combate à violência contra a mulher.

Essa espécie de “consolidação das leis de defesa da mulher” não cria nenhum novo direito, mesmo assim, a iniciativa foi comemorada. Para Carolina Rangel, defensora pública e coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, vai ficar mais fácil para as mulheres defenderem seus direitos.

Uma pesquisa do Instituto Patrícia Galvão mostra o tamanho do desafio para as mulheres acessarem seus direitos. Segundo o levantamento, mais de 8 a cada 10 mulheres já sofreram algum tipo de violência simplesmente por serem mulheres andando na rua. Apenas 24% das entrevistadas se sentiam seguras nas ruas próximas a suas casas.

Para a presidente da Apamagis, a Associação Paulista dos Magistrados, Vanessa Ribeiro Mateus, o agravante é que o medo não está apenas na rua, mas também dentro de casa.

O projeto de reunir em um único documento toda a legislação estadual é do deputado Thiago Auricchio, do PL. O novo código foi lançado nessa segunda-feira por que o dia 25 e outubro é o Dia Internacional contra a Exploração da Mulher.

Edição: Roberto Piza / GT Passos

Últimas notícias
Geral

Holanda detecta 61 casos de Covid entre passageiros da África do Sul

Dois voos provenientes da África do Sul desembarcaram na Holanda com 61 passageiros contaminados pelo coronavírus. A suspeita é que eles estejam com a nova cepa, denominada Ômicron e com provável origem no país africano.

Baixar arquivo
Economia

Dieese: cerca de 83 milhões de brasileiros aguardam o pagamento do 13º

O mês de novembro está chegando ao fim e, com ele, a expectativa do trabalhador com carteira assinada de receber a primeira parcela do 13º salário. Isso por que o prazo de pagamento das empresas se encerra na próxima terça-feira, dia 30 de novembro. 

Baixar arquivo
Geral

Brasil fechará fronteiras aéreas para seis países da África

Para conter a nova variante do coronavírus, o Brasil anunciou o fechamento das fronteiras aéreas com seis países da África. A informação foi confirmada pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Baixar arquivo
Esportes

Flamengo e Palmeiras decidem a Copa Libertadores da América

A Rádio Nacional transmite Flamengo e Palmeiras para todo território brasileiro a partir das 17h. 

Baixar arquivo
Saúde

Boletim revela queda nos indicadores de transmissão da covid-19

O Observatório Covid-19 da Fiocruz indica também redução do número de casos registrados e de óbitos no país. Ainda assim, especialistas defendem medidas de prevenção, como a exigência de vacinação para entrada no Brasil, o uso de passaporte de vacinas em locais públicos e a testagem de viajantes no país.

Baixar arquivo
Saúde

Nova variante da Covid chega a Bélgica e preocupa Europa

De acordo com o Ministério da Saúde belga, trata-se de alguém que veio do exterior não vacinado e que testou positivo no dia 22 de novembro

Baixar arquivo