Companhia de dança ensina street dance para pessoas com deficiência

Publicado em 20/04/2022 - 18:13 Por Eduardo Cupertino* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Uma companhia de dança do Distrito Federal está oferecendo para todo o Brasil uma oficina de street dance, ou dança de rua, para pessoas com deficiência. E de graça!

O grupo Street Cadeirante vai promover aulas todos os sábados às 17h por seis meses, e receberá até 100 alunos com deficiência física.

A monitora no projeto, Marina Guedes, explica que "muitos cadeirantes acabam ficando de fora de outros grupos, de outros projetos e o nosso é uma inclusão inversa feita exatamente para esse público, para que dentro de nossas aulas ensine e mostre para as pessoas como elas podem se expressar, independente da limitação física", afirma.

As oficinas virtuais começaram após a pandemia, para cumprir os protocolos sanitários. Os encontros são feitos por diversos profissionais de dança, que realizam rodízio a cada dois meses.

Elaine Cristina Alexandre é de Minas Gerais. Ela participa há dois anos das aulas online e conta que a dança "trouxe outra visão da pessoa com deficiência, porque a gente tem uma visão de ficar digamos, escondida com medo de aparecer de expor e depois desse projeto mostrou que a gente tem muita capacidade", afirma. 

Para participar, é só procurar informações no Instagram do grupo. O nome do perfil é  @StreetCadeirante.

* Com supervisão de Jacson Segundo. 

Últimas notícias
Internacional

Em meio a crise humanitária, Haiti tem novo primeiro-ministro

O até então primeiro-ministro, Ariel Henry, renunciou por meio de uma carta divulgada hoje (25). Agora, um conselho de transição governamental tem a tarefa de recuperar a estabilidade do país, que vive uma onda de violência de gangues.

Baixar arquivo
Saúde

Mulher vítima de violência tem direito à sala de acolhimento no SUS

A nova lei garante salas exclusivas para acolher e atender mulheres vítimas de violência, garantindo a privacidade e proteção à integridade física. 

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Embrapa buscará investimentos estrangeiros para pesquisas

No evento que celebra o aniversário de 51 anos da Embrapa, foram firmados sete acordos estratégicos com ministérios, Consórcio Nordeste, IBGE e Banco Mundial. 

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela baixa taxa de fertilidade mundial

Segundo estudo publicado na revista britânica The Lancet apenas seis países, de um total de 204, terão níveis de nascimento suficientes para reposição sustentável da população ao longo do tempo.

Baixar arquivo
Justiça

São Paulo se compromete com STF a usar câmeras corporais em operações

Defensoria Pública paulista alega aumento da letalidade nas operações de policiais em São Paulo. 

Baixar arquivo
Economia

Em março, o consumo cresceu 8% em relação a fevereiro, diz Abras

De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) esse foi o melhor resultado para o mês desde 2021.

Baixar arquivo