Ministério da Justiça realiza 2ª edição da Operação Maria da Penha

Publicado em 29/08/2022 - 15:53 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Uma mulher é assassinada a cada sete horas no Brasil pelo fato de ser mulher. Para reverter os dados do último levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que aponta mais de 1.300 vítimas de feminicídio do ano passado, está sendo realizada a segunda edição da Operação Maria da Penha, encabeçada pelo Ministério da Justiça.

Até o dia 27 de setembro, policiais civis e militares vão atuar prevenindo e repreendendo qualquer forma de agressão contra a mulher. As formas de violência podem ser física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. Na ação, estão previstos cumprimentos de mandados judiciais, prisões, apreensões e execução de medidas protetivas de urgência.

Segundo o Coordenador-Geral do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, Coronel Julian Pontes, a operação Maria da Penha é dividida em quatro eixos principais.

Na primeira edição da operação, em 2021, foram atendidas mais de 127 mil mulheres vítimas de violência em todo o país, segundo o Ministério da Justiça. Além disso, mais de 14 mil prisões e quase 40 mil medidas protetivas foram solicitadas ou expedidas.

O Conselho Nacional de Justiça mostra que 90% dos pedidos de medida protetiva são atendidos pelo sistema judiciário, mas em 30% dos casos, elas são concedidas somente 48 horas após solicitadas, conforme prazo estipulado pela Lei Maria da Penha.

A ideia do Ministério da Justiça, com a Operação Maria da Penha, também é conscientizar a população sobre os crimes que envolvem a violência contra a mulher e as formas de denunciar. Qualquer suspeita de violação dos direitos da mulher deve ser registrada na delegacia mais próxima ou pelo telefone 180, na Central da mulher; e também pelos números 190 ou 193.

Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo