Cartórios batem recorde de mudança de nome e de gênero

Publicado em 03/02/2023 - 19:46 Por Oussama El Ghaouri, da Rádio Nacional - Brasília

Os cartórios de registro civil em todo o país bateram recorde em 2022 no número de pessoas que mudaram de nome e de gênero: 70% a mais em relação a 2021, de acordo com a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais, conhecida como Arpen-Brasil.

Os Cartórios de Registro Civil do Brasil realizaram, no ano passado, 3.165 mudanças de nome e de gênero contra 1.863 alterações no ano anterior: um crescimento de 70%. E um aumento de 180% em relação a 2018, quando o Supremo Tribunal Federal autorizou o procedimento sem a necessidade da cirurgia de mudança de sexo ou de ação judicial. Desde então, os registros são feitos diretamente nos cartórios

Para a presidente da Associação Nacional de Transvestis e Transsexuais, Keila Simpson, o aumento dos números reflete uma demanda reprimida que tem sido atendida por meio da divulgação da decisão do STF e pela realização de mutirões nos estados.

De acordo com a presidente da Antra, apesar do avanço algumas questões ainda precisam ser melhoradas para ampliar o acesso a essa política pública, como, a gratuidade para a solicitação dos novos documentos.

Segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais, o direito à mudança de nome e de gênero nos cartórios do país representa uma conquista da sociedade brasileira e confere cidadania à população trans do país.

E pra quem se interessou sobre o assunto e quer saber como começar essa mudança de nome, lá na página da Antra, é possível encontrar uma cartilha com o passo a passo do processo. O endereço é: www.antrabrasil.org

Edição: Sheily Noleto (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web)

Últimas notícias
Economia

Atividade industrial cresce pelo segundo mês consecutivo

Na passagem de julho para agosto, o índice de evolução da produção industrial atingiu 52,2 pontos e o índice de crescimento do número de empregados  alcançou 50,7 pontos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

DF: após controlar incêndio, bombeiros tentam conter fogo subterrâneo

Incêndio que atingiu o Parque Nacional de Brasília foi controlado após três dias de combate às chamas. Agora o desafio dos bombeiros e brigadistas é conter o fogo subterrâneo, 

Baixar arquivo
Internacional

Explosões voltam a atingir o Líbano nesta quarta-feira

Pelo menos um dos dispositivos foi detonado durante um funeral para as vítimas do dia anterior. As explosões provocaram uma nova corrida aos hospitais, já sobrecarregados com os feridos dos ataques dessa terça-feira.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Rádio Nacional transmite Botafogo x São Paulo

Também pela libertadores, Fluminense joga contra o Atlético-MG, no Maracanã, às 19h

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fogo no Parque Nacional da Serra dos Órgãos - RJ é contido pela chuva

O fogo que atingia parte da vegetação do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no estado do Rio de Janeiro, foi contido pela chuva, resultado da mudança de tempo na região Sudeste do país. 

Baixar arquivo
Segurança

MP investiga suspeitos de matar cabo eleitoral no Rio de Janeiro

Um candidato a vereador e um líder de organização criminosa foram alvos de mandados da operação Pleito Mortal, deflagrada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo