logo Radioagência Nacional
Direitos Humanos

MST realiza ato em defesa da reforma agrária

Baixar
Leandro Martins – Repórter da Rádio Nacional
13/05/2023 - 16:05
São Paulo
Brasília - Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), do Movimento dos Sem-Teto e dos Atingidos por Barragens, entre outros, ocupam a portaria principal do Ministério da Fazenda, em Brasília (José Cruz/Agência Brasil)
© José Cruz/Agência Brasil

No penúltimo dia da Feira Nacional da Reforma Agrária, onde 1.200 produtores rurais, de todo o país, estão vendendo alimentos agroecológicos, foi realizado, neste sábado, um ato em defesa da reforma agrária.

Comandado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-terra (MST), o ato começou às 10 horas da manhã. A quarta edição da Feira vai até este domingo, dia 14, no parque da Água Branca, na capital paulista.

O ato em defesa da reforma agrária aconteceu durante a visita do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, além de parlamentares e dirigentes de movimentos sociais. Segundo os organizadores a intenção é chamar a atenção para a necessidade de ampliação da reforma agrária, como política fundamental para o combate à fome.

O ministro Paulo Teixeira saudou a importância da Feira, que estava suspensa desde a última edição, em 2018, e disse que a reforma agrária não vai parar no país. 

Uma das diretoras nacionais do MST, Débora Nunes, lembrou que no Brasil a propriedade de terra é muito desigual e socialmente injusta. O ator José de Abreu, por sua vez, defendeu a luta do MST, lembrando que a reforma agrária é uma questão que poderia ter sido resolvida há muitas décadas.

Além da comercialização de produtos e alimentos, o terceiro dia da Feira Nacional da Reforma Agrária trouxe seminários, oficinas e também shows gratuitos, com nomes como Gaby Amarantos, Johnny Hooker e Escola de Samba Camisa Verde e Branco.

x