MST realiza ato em defesa da reforma agrária

Publicado em 13/05/2023 - 16:05 Por Leandro Martins – Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

No penúltimo dia da Feira Nacional da Reforma Agrária, onde 1.200 produtores rurais, de todo o país, estão vendendo alimentos agroecológicos, foi realizado, neste sábado, um ato em defesa da reforma agrária.

Comandado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-terra (MST), o ato começou às 10 horas da manhã. A quarta edição da Feira vai até este domingo, dia 14, no parque da Água Branca, na capital paulista.

O ato em defesa da reforma agrária aconteceu durante a visita do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, além de parlamentares e dirigentes de movimentos sociais. Segundo os organizadores a intenção é chamar a atenção para a necessidade de ampliação da reforma agrária, como política fundamental para o combate à fome.

O ministro Paulo Teixeira saudou a importância da Feira, que estava suspensa desde a última edição, em 2018, e disse que a reforma agrária não vai parar no país. 

Uma das diretoras nacionais do MST, Débora Nunes, lembrou que no Brasil a propriedade de terra é muito desigual e socialmente injusta. O ator José de Abreu, por sua vez, defendeu a luta do MST, lembrando que a reforma agrária é uma questão que poderia ter sido resolvida há muitas décadas.

Além da comercialização de produtos e alimentos, o terceiro dia da Feira Nacional da Reforma Agrária trouxe seminários, oficinas e também shows gratuitos, com nomes como Gaby Amarantos, Johnny Hooker e Escola de Samba Camisa Verde e Branco.

Edição: Paula de Castro/Francisco Sousa

Últimas notícias
Economia

Juros do cartão de crédito sobem em março e chegam a 421% ao ano

Março teve um aumento de quase 9,5% em relação ao mês anterior, o primeiro desde dezembro. Mesmo assim, em 12 meses, o juros do rotativo teve queda de 12%.

Baixar arquivo
Política

Lula e primeiro-ministro do Japão discutem agendas bilaterais

Após o encontro, o presidente voltou a prestar solidariedade ao povo gaúcho. Entre os assuntos tratados com o primeiro-ministro japonês, está a exportação de carne bovina, uma reivindicação antiga do Brasil.

Baixar arquivo
Geral

Governo Federal adia aplicação do CNU em todo o país

Governo decidiu adiar a aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado, em todo país, por causa das chuvas que afetam o Rio Grande do Sul. 

Baixar arquivo
Geral

Comunidades quilombolas do Sítio Antas, no Ceará, são reconhecidas

De acordo com a Fundação Palmares, existem cerca de 90 processos já analisados, mas que aguardam a resolução de "pendências". Outros 110 processos estão em análise técnica.

Baixar arquivo
Geral

Censo: territórios quilombolas têm predominância de homens e jovens

Os dados são do Censo de 2022, que também mostraram que os quilombolas estão distribuídos por 1,7 mil municípios, em um total de pouco mais de 1,3 milhão pessoas.

Baixar arquivo
Geral

Governo estuda eventual adiamento do Concurso Nacional

O pedido foi feito pelo governo do Rio Grande do Sul que está em situação de crise devido às chuvas no estado. 

Baixar arquivo