MDHC apura bullying contra aluna autista em escola no interior de SP

Publicado em 28/03/2024 - 14:10 Por Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O caso de uma estudante autista de 15 anos, que foi espancada e deixada seminua no ginásio de uma escola em Glicério, no interior paulista, provocou a manifestação pública do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Em nota pública, o órgão questiona como esse tipo de agressão pôde acontecer justamente em uma escola, ambiente voltado para a inclusão e acolhimento de todos, sem discriminação.

O Ministério busca apurar também a circunstância do bullying ter partido por jovens colegas estudantes; a aceitação e o estímulo para que a violência continuasse; e ainda a denúncia-desabafo da mãe da vítima, que relatou que esta não foi a primeira prática de discriminação capacitista contra sua filha naquela escola.

Nessa quarta-feira, a Ouvidoria dos Direitos Humanos acionou órgãos como a Secretaria Estadual de Educação, o Ministério Público de SP e o Conselho Tutelar, pedindo informações, adoção de medidas necessárias para apuração do ocorrido e acolhida da vítima e de seus familiares.

O Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania acrescentou que vai intensificar, junto ao Ministério da Educação, esforços para adotar ações de enfrentamento ao capacitismo nas escolas paulistas e em todo o país.

Edição: Nadia Faggiani / Fran de Paula

Últimas notícias
Direitos Humanos

Tupinambás de Olivença reencontram manto sagrado repatriado

O manto estava na Dinamarca desde o século XVII. As lideranças tupinambás, presentes no evento desta segunda (9), avaliam que a chegada do manto é um bom presságio. 

Baixar arquivo
Esportes

Brasil enfrenta Paraguai nas eliminatórias sul-americanas para Copa

Em relação ao último jogo, vitória sobre o Equador, o time do técnico Dorival Júnior deve sofrer apenas uma alteração. Endrick entra no ataque ao lado de Vinicius Júnior e Rodrygo.

Baixar arquivo
Internacional

No Sudão ataques de grupo paramilitar deixam mais de 30 mortos

No Sudão, ataques do grupo paramilitar "Forças de Apoio Rápido" na cidade de Sennar causaram a morte de ao menos 31 pessoas neste domingo. Outras 100 pessoas ficaram feridas.

Baixar arquivo
Geral

Programas de rádio da EBC chegarão a mais 3,8 milhões de ouvintes

O Ministério das Comunicações autorizou a ampliação do serviço de radiodifusão sonora FM, de frequência modulada, para cinco novas localidades: Guajará-Mirim, em Rondônia; Limeira e Campinas, no estado de São Paulo; a capital mineira Belo Horizonte; e União dos Palmares, em Alagoas.  

Baixar arquivo
Política

Lula autoriza emprego das Forças Armadas nas eleições municipais

Os locais e períodos de emprego das Forças serão definidos pelo Tribunal Superior Eleitoral, conforme os termos de requisição.

Baixar arquivo
Segurança

Violência policial poderá ser denunciada via ouvidoria do CNMP

As manifestações poderão ser feitas por meio dos canais de atendimento da Ouvidoria Nacional do Ministério Público e suas redes sociais institucionais.

Baixar arquivo