O caso de uma estudante autista de 15 anos, que foi espancada e deixada seminua no ginásio de uma escola em Glicério, no interior paulista, provocou a manifestação pública do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Em nota pública, o órgão questiona como esse tipo de agressão pôde acontecer justamente em uma escola, ambiente voltado para a inclusão e acolhimento de todos, sem discriminação.
O Ministério busca apurar também a circunstância do bullying ter partido por jovens colegas estudantes; a aceitação e o estímulo para que a violência continuasse; e ainda a denúncia-desabafo da mãe da vítima, que relatou que esta não foi a primeira prática de discriminação capacitista contra sua filha naquela escola.
Nessa quarta-feira, a Ouvidoria dos Direitos Humanos acionou órgãos como a Secretaria Estadual de Educação, o Ministério Público de SP e o Conselho Tutelar, pedindo informações, adoção de medidas necessárias para apuração do ocorrido e acolhida da vítima e de seus familiares.
O Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania acrescentou que vai intensificar, junto ao Ministério da Educação, esforços para adotar ações de enfrentamento ao capacitismo nas escolas paulistas e em todo o país.
![Reprodução/ TV Brasil Energia nuclear é usada para diagnóstico de câncer](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Rovena Rosa/Agência Brasil São Paulo (SP), 12/02/2024 - Desfile do bloco Forrozin Mariana Aydar na Consolação. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 04/02/2025 – A reitora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Gulnar Azevedo, O diretor-geral do Instituto Nacional de Câncer (INCA), Dr. Roberto Gil e a diretora substituta do departamento de análise epidemiológica e vigilância de doenças não transmissíveis do Ministério da Saúde, Geórgia Maria de Albuquerque durante o evento do Dia Mundial do Câncer, na instituição, na zona norte do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados Brasília (DF) - 27/10/2024 - Deputado Paulinho Freire. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Valter Campanato/Agência Brasil Supermercado](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)