10 anos da Lei da Palmada: denúncias de maus-tratos crescem no RJ

Norma proíbe uso de castigo físico ou tratamento cruel contra crianças

Publicado em 26/06/2024 - 14:51 Por Priscila Gurgel Thereso - Rio de Janeiro

A Lei Menino Bernardo, que proíbe o uso de castigo físico ou tratamento cruel na educação de crianças e adolescentes, completa dez anos nesta quarta-feira, 26.

Informações recentes divulgadas pelo Instituto de Segurança Pública apontam que, no município do Rio, o número de casos de maus-tratos contra crianças de até 11 anos de idade subiu 173%, nos últimos três anos.  Foram 118 registros em 2020 e 323 no ano passado. Em quase metade das ocorrências, os agressores eram pais, mães, padrastos ou madrastas.  

Já no estado do Rio, os registros cresceram 73% nos últimos três anos, chegando a 741 casos em 2023. Pais, mães, padrastos e madrastas também foram identificados como autores da agressão.

O coordenador de Infância e Juventude da Defensoria Pública do Rio, Rodrigo Azambuja, destaca que não existe palmada “saudável” e que a lei proíbe qualquer tipo castigo físico contra crianças. O defensor público lembra alternativas para a educação dos menores. 

Também conhecida como Lei da Palmada, a norma leva o nome de Bernardo Boldrini, vítima de agressões e negligência familiar e que foi morto pela madrasta e pelo pai, no interior do Rio Grande do Sul, em abril de 2014.   

Edição: Nadia Faggiani / L Pedrosa

Últimas notícias
Direitos Humanos

Viva Maria discute a neutralidade na avaliação de políticas públicas

No programa Viva Maria desta quinta-feira, 27 de junho, a apresentadora Mara Régia se despediu de Belém, onde participou do XI Seminário Nacional da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação (RBMA).

Baixar arquivo
Geral

PF faz operação contra ex-diretores da empresa Americanas

Agentes da Polícia Federal no Rio de Janeiro cumprem dois mandados de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão nas residências de ex-diretores acusados de praticar fraudes contábeis que passam de R$ 25 bilhões.  

Baixar arquivo
Esportes

Brasil tem cinco tenistas garantidos nos Jogos Olímpicos de Paris

A Confederação Brasileira de Tênis anunciou que Luisa Stefani e Bia Haddad disputarão o torneio de duplas nos Jogos Olímpicos de Paris. A equipe brasileira será formada por Bia Haddad, Thiago Monteiro, Thiago Wild, Laura Pigossi e Luisa Stefani. 

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Brasil protagonizou duelo violento na Copa de 1954

Brasil e Hungria se enfrentaram, no dia 27 de junho de 1954, em um duelo conhecido como a Batalha de Berna.

Baixar arquivo
Economia

Pesquisa aponta que 7 em cada 10 transações bancárias são via celular

Os dados estão na Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária, feita pela Deloitte, divulgada na tarde dessa quarta-feira (26), em São Paulo.

Baixar arquivo
Educação

Governo envia projeto do novo PNE à Câmara dos Deputados

O documento estabelece 18 objetivos a serem atingidos num prazo de 10 anos, além de 58 indicadores de acompanhamento.

Baixar arquivo