Movimento quer combater uso excessivo de celulares pelas crianças

Publicado em 14/06/2024 - 16:25 Por Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Combater a dependência do celular pelos pequenos. Com esse objetivo, mães e pais de estudantes de uma escola na capital paulista criaram em abril deste ano o Movimento Desconecta. A iniciativa propõe que os responsáveis façam um acordo entre si, e só presenteiem os filhos com celulares a partir dos 14 anos. Já as redes sociais seriam liberadas apenas depois dos 16 anos.

O movimento é inspirado em ações parecidas de outros países, como a Smartphone Free Childhood, dos Estados Unidos e Reino Unido, baseado em pesquisas que alertam para os riscos do uso excessivo de telas e redes sociais entre crianças.

Sara de Assis - gerente de projeto sociais e mobilizadora da campanha “Infância, eu abraço” apresenta dados sobre o uso precoce e ampliado dos smartphones: 49% das crianças brasileiras têm celulares próprios, enquanto 33% usam os aparelhos dos pais. No total, 82% delas estão conectadas.

Sobre o tempo ao celular, 85% das crianças a partir dos 4 anos ficam mais de uma hora por dia no aparelho. Aos dez anos, 37% ficam mais de quatro horas na tela. Os números são do Instituto Olinto Marques de Paulo.

Sara de Assis chama a atenção sobre a dependência digital que aprisiona as crianças:

'Ah, tô brincando no celular, tô jogando’... sim, mas não é a brincadeira com o outro, em que você perde, você ganha. Falarmos dessa necessidade das crianças saírem desse cárcere, digamos assim, pra poder explorar um pouco mais os espaços verdes, explorar o brincar, o socializar, o viver.

Para chamar a atenção sobre esse tema, nesta sexta-feira, a partir das sete da noite, vai ser apresentada na Assembleia Legislativa de São Paulo a campanha “Infância, eu abraço”. A iniciativa, que reúne sociedade civil, médicos e educadores, alerta sobre dependência digital e os impactos do uso de smartphones na saúde mental das crianças e adolescentes. E pretende sensibilizar a sociedade para reabrir horizontes das novas gerações estimulando o brincar, o socializar, o conviver como forma de combate ao encarceramento virtual.

Edição: Bianca Paiva / Fran de Paula

Últimas notícias
Educação

Proposta de Novo Ensino Médio, do Senado, deve ser rejeitada na Câmara

O relator do projeto na Câmara, deputado Mendonça Filho, afirma que a tendência dele é manter o texto que foi aprovado pelos deputados. A carga horária está entre os principais pontos de divergência. Especialistas recomendam aprovação do texto do Senado. 

Baixar arquivo
Educação

Candidatos do RS têm até esta sexta-feira para se inscrever no Enem

As provas serão dias 3 e 10 de novembro, mas o Ministério da Educação avalia a necessidade de realização do exame  em outro dia para os candidatos gaúchos.

Baixar arquivo
Esportes

Seleção masculina de vôlei perde de 3 a 0 para o Canadá

A seleção brasileira de vôlei masculino não tem mantido um desempenho equilibrado. Bernardinho tem rodado bastante o time e perdeu a sua quinta partida nesta sexta-feira (21/06). Desta vez de 3 a 0 para o Canadá.

Baixar arquivo
Cultura

Roupas dos bailes europeus influenciaram nos trajes juninos do Brasil

As roupas de baile foram adaptadas para a realidade rural brasileira, com as mulheres usando vestidos estampados, rodados ou godê. Já os homens, trajando camisas em tecido xadrez.

Baixar arquivo
Cultura

São João de Campina Grande (PB) deve receber 3 milhões de pessoas

As festas juninas no Nordeste chegam ao ponto mais alto no domingo (23/06). Em Campina Grande, na Paraíba, onde acontece o tradicional “Maior São João do Mundo” há 41 anos, a expectativa é de cidade lotada. 

Baixar arquivo
Economia

Receita libera consulta ao segundo lote de restituição do IR 2024

A consulta já está disponível, nesta sexta-feira (21), para mais de 5,7 milhões de contribuintes

Baixar arquivo