Acordo entre Conab e FAO estimula cooperação entre países da América Latina
A Conab, Companhia Nacional de Abastecimento, assinou, nesta quarta-feira, em Brasília, um Memorando de Entendimento com a FAO, Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação.
O objetivo é promover o abastecimento sustentável, o desenvolvimento da agricultura familiar, a segurança alimentar e nutricional, o desenvolvimento rural e as compras governamentais na América Latina e no Caribe.
O ministro chefe da Secretaria Geral da Presidência, Miguel Rossetto, que participou da cerimônia, defendeu que a medida vai assegurar alimentos com qualidade e melhor preço à população.
Nesta primeira fase, o acordo é feito entre Brasil, México, Costa Rica, Bolívia, Equador, Chile, Guatemala e Venezuela. O diretor geral da FAO, José Graziano da Silva, afirma que a ideia é estimular a troca de conhecimentos entre os países.
Os técnicos da Conab têm a função de realizar estudos e estatística dos preços, levantamentos de custos de produção da agropecuária, expectativa de plantio e de colheita de grãos, além do volume e localização de estoques públicos e privados de produtos.