Trocando em Miúdo: Como os dados do Caged são usados para nortear políticas públicas
Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã.
Desempregado, desalentado ou informalizado. Qual a sua situação atual? E qual a esperança de que a economia volte para os trilhos, as empresas decidam produzir e, com isso, contratem os que demitiram até porque não havia porque produzir se o consumo caiu? Tudo isso para dizer que a roda só anda com todas as peças funcionando na engrenagem. Vamos nessa.
Para o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, diz ele no Twitter, o emprego começa a voltar agora em agosto. Mas tem especialista, como o coordenador de graduação na Faculdade Ibmec de Minas Gerais, Márcio Salvato, que prefere esperar pelo ano que vem, 2018.
Caged. Então, o que é isso? Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados. Todo mês, pela internet, as empresas mandam para o Ministério do Trabalho a lista dos trabalhadores que elas demitiram ou então contrataram naquele mês. Com isso, o governo sabe, por exemplo, a quem precisa pagar o seguro-desemprego e separa o dinheiro para isso. Ou então acompanha como está a taxa de desemprego.
O negócio, então, é acompanhar os próximos índices de emprego e desemprego dos vários órgãos como o IBGE, Dieese, Caged e outros....
E a seguinte prosa a gente vai ter amanhã: como a tecnologia ameaça seu emprego? Conversaremos amanhã (22) com o professor Fernando Pinho sobre essa relação tecnologia/emprego.
Então, tá. Inté e axé.
Trocando em Miúdo: Quadro do programa "Em Conta", da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.