Selo do Inmetro passa a ser obrigatório para venda de lâmpadas de LED no varejo e atacado

Inmetro

Publicado em 18/07/2017 - 17:11 Por Mariana Martins - Brasília

As lâmpadas LED agora só poderão ser comercializadas por atacadistas e varejistas no Brasil se tiverem o selo do Inmetro*. Para os estabelecimentos comerciais cadastrados como micro e pequenas empresas, o prazo para venda se estende até 17 de janeiro de 2018.

 

As lâmpadas de LED são mais eficientes e econômicas. Segundo o Inmetro, esse tipo de lâmpada pode ter vida útil até 70 vezes maior do que a das lâmpadas incandescentes, que desde de 2016 deixaram de ser comercializadas no Brasil.

 

A lâmpada de LED é a tecnologia mais moderna e também mais barata e menos nociva ao meio ambiente. Como explica Paulo Mundeu, diretor de Marketing da FLC, empresa produtora de lâmpadas.


Sonora: “O LED é a tecnologia mais moderna que existe e mais inovadora que se refere à questão de Iluminação. Com a eficiência do LED ela tem um grande diferencial. Primeiro porque ela consome menos energia. Gerando uma redução considerável na conta de luz. Ela produz menos calor, e a sua durabilidade é muito maior comparada pela incandescente. Então, eu posso chegar até a 30 mil horas de utilização. Então uma lâmpada LED pode chegar numa economia de até 90%. Além disso, é que o corpo estrutural da lâmpada LED ela pode chegar a ser até 95% com material reciclável. Isso facilita inclusive o descarte.”

 

O Inmetro fará a fiscalização desse tipo de comércio realizando ações não só no mercado, mas também nas fábricas, importadores e centros de distribuição, em busca de irregularidades.

 

As multas provenientes das infrações podem chegar até R$ 3 milhões, se consideradas as situações agravantes, como, por exemplo, a reincidência da infração pelo mesmo fornecedor.

 

Está disponível na página eletrônica do Inmetro um guia que reúne as principais dicas e informações para o consumidor a respeito do uso das lâmpadas de LED, como opção com maior durabilidade, qualidade de iluminação e consumo de energia.

 

As denúncias de irregularidade devem ser apresentadas ao Inmetro por meio de sua Ouvidoria, pelo telefone 0800 285 1818 ou na página do Inmetro.

 

* A regra começou a valer na segunda-feira, 17 de julho.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Viva Maria comemora seus 43 anos

Em ritmo de festa, o programa comemora neste 14 de setembro suas mais de quatro décadas de existência. E convida a psicóloga Rachel Moreno para falar sobre a imagem da mulher nos meios de comunicação e a presença feminina na política.

Baixar arquivo
Cultura

Festival Revelando São Paulo oferece música, artesanato e gastronomia

Mais de cem munícipios de 14 regiões do estado de São Paulo estão na programação do maior festival de culturas tradicionais paulistas. São esperados mais de 80 mil visitantes. 

Baixar arquivo
Economia

Fazenda aumenta estimativa para PIB de 2024 de 2,5% para 3,2%

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, avalia que a inesperada crise climática vem afetando diretamente a inflação brasileira.

Baixar arquivo
Economia

FGTS: saque-aniversário pode virar empréstimo consignado

Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, diz que governo enviará proposta ao Congresso Nacional para transformar o saque-aniversário em empréstimo consignado com juros baixos.

Baixar arquivo
Economia

Petrobras inaugura a maior unidade de processamento de gás do país

A unidade é a primeira inaugurada no antigo Comperj, Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, localizado em Itaboraí, na região metropolitana do, agora rebatizado de Complexo de Energias Boaventura.

Baixar arquivo
Economia

Produtores prejudicados por queimadas terão financiamento do RenovAgro

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou que serão disponibilizados R$ 6,5 bilhões do Plano Safra 2024/2025. 

Baixar arquivo